Cultura pelotense para todos os cantos: Embaixador doa ônibus para Bibliotheca realizar projeto

Ato de entrega foi realizado na última quinta-feira (14) (Foto: Vitória Leitzke/JTR)

Cultura, cor e movimento. Três características predominantes do projeto Caravana da Cultura, da Bibliotheca Pública Pelotense. Dando o pontapé inicial após a doação de um ônibus pela empresa Embaixador, a entidade que completa 144 anos neste ano realizará o sonho de, com o veículo, estender suas atividades à periferia da cidade.

Segundo a diretora-presidente da Bibliotheca, Lisarb Crespo da Costa, o projeto permitirá ampliar o conhecimento da cultura pelotense para crianças de escolas públicas. “Há muito queríamos um braço longo da Bibliotheca, para levar a todos os cantos e mais do que isso, que pudéssemos levar para essas crianças o passado, a criação da nossa cidade, conhecer o Centro Histórico e a História”, conta.

Com o ônibus, estudantes poderão conhecer casarões e demais patrimônios históricos, enquanto escutam suas histórias. E, principalmente, que a ação desperte o interesse das crianças em visitar a entidade. “Há muito tempo, nós da Bibliotheca, vínhamos pensando em como levar à periferia da cidade, pois a gente sabe, liga para as professoras e sempre tem a dificuldade com o transporte”, conta.

A diretora-presidente da Bibliotheca afirma que o objetivo é ampliar o conhecimento da cultura às crianças de escola pública (Foto: Vitória Leitzke/JTR)

Lisarb ressalta a parceria de anos com a empresa Embaixador, que sempre auxilia a entidade. Até que veio a notícia. “Esse ano o Paulo Roberto Fonseca me falou que estavam completando 60 anos e que daria um presente para a Bibliotheca: um ônibus, com manutenção de motorista e combustível, além de ficar na garagem da empresa. E nós não teríamos custo nenhum”, lembra.

Para dar cor ao veículo, os grafiteiros pelotenses Jéssica Porciuncula, Ricardo Cortes, Vinícius Bero, Leonardo Teodoro da Silva, Felipe Thofehrn e Letícia Benedezi fizeram artes referenciando histórias locais e regionais. A entrega do ônibus foi realizada na última quinta-feira (14). O próximo passo é a equipe organizar as atividades.

A entidade tem uma agenda com 30 dias de antecedência aberta para escolas municipais e estaduais, além de privadas, para professores e diretores marcarem visitações e, agora, um tour pela Caravana da Cultura. “Após o recesso de fim de ano e férias coletivas em janeiro, a partir de fevereiro vamos iniciar essa extensão da Bibliotheca”, finaliza.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome