Vendas de Páscoa ficam abaixo do esperado em Pelotas

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), as vendas cresceram 2,9%, abaixo dos 4,6% previstos pelos lojistas. (Foto: Maria da Graça Marques/JTR)

Prateleiras quase vazias. Esse foi o cenário da maioria das lojas de chocolates depois da Páscoa. As vendas cresceram 2,9%, abaixo dos 4,6% previstos pelos lojistas, como apontou a pesquisa sobre suas expectativas, realizada na semana anterior à data pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas. “Foi melhor que o ano passado, mas não chegou ao esperado”, diz o presidente Renzo Antonioli.

Para a maioria das lojas e também de muitos supermercados, os estoques foram menores neste ano, com a justificativa dos altos preços dos chocolates. Em média, foram 56% mais baixos. “As grandes redes compraram menos este ano”, aponta Antonioli. Segundo o presidente, muitas apostaram em presentes alternativos, com preços mais acessíveis.

Já o tíquete médio do presente se manteve dentro do esperado, de acordo com o levamento do Sindilojas, ficando em R$ 157, com a maioria dos pagamentos através de Pix. Depois dos chocolates, as confecções, os calçados e os brinquedos foram as escolhas preferidas pelos consumidores. Para atender aos clientes da quarta melhor data de vendas do ano, as lojas de maior porte abriram na Sexta-feira Santa (18), embora sem a procura prevista.

A psicóloga Mônica Pinho, moradora do bairro Três Vendas, foi procurar na tarde desta terça-feira (22) um presente extra para um menino de sete anos. Encontrou poucas opções e decidiu pesquisar mais um pouco. Na loja, restavam apenas alguns ovos recheados, que não eram a alternativa que buscava. Conforme a gerente Tatiele Oliveira, sobraram apenas 5% do estoque. As vendas foram iguais ao ano passado, dentro do esperado, com maior movimento na loja na quinta-feira (17).

Preparando a próxima data

Agora, de um modo geral, todo o comércio começa a se voltar para a próxima data comemorativa, que é o Dia das Mães, festejado neste ano em 11 de maio, o segundo domingo do mês, e considerada a segunda melhor do ano para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Diante das vendas abaixo do esperado nesta Páscoa, os lojistas devem apostar mesmo no Dia das Mães, segundo Antonioli.

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