Pelotas: Reabertura do Museu Grupelli acontece no domingo (10)

Prédio passou por 8 meses de reforma. (Foto: Divulgação)

Depois de oito meses fechado para a recuperação de suas instalações, o Museu Gruppelli reabrirá suas portas no domingo (10), com um evento especial. Inicialmente prevista para setembro, a reabertura foi adiada em função das enchentes que atingiram a região. A programação contará com atrações culturais, musicais, brinquedos infláveis, mateada, entre outras atividades.

Inaugurado em 1998, o Museu Gruppelli foi idealizado com o objetivo de preservar a memória da comunidade local. Seu acervo é composto por objetos que retratam os modos de vida e trabalho do homem e da mulher do campo.

O prédio que abriga o museu foi construído na década de 1930 e necessitava de reparos há alguns anos. Em 2022, com o objetivo de garantir a revitalização da estrutura, os voluntários do museu, junto à produtora cultural Marciele Goetzke, enviaram um projeto ao Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura). A relevância do projeto para a comunidade foi comprovada por meio de cartas de recomendação.

Em 2023, o projeto foi aprovado pelo Procultura, mas as obras só começaram em janeiro de 2024. Durante esse período, foram realizados reparos no telhado e na estrutura de sustentação do prédio, além da construção de uma nova escada de acesso ao piso superior, que estava desativado, e de uma rampa de acessibilidade.

A reabertura do museu será comemorada com um evento no domingo, 10 de novembro, a partir das 13h30. A programação incluirá uma mini-mostra audiovisual e fotográfica, que apresentará o processo de revitalização do prédio. Além disso, o público poderá acompanhar apresentações culturais, como a da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira, localizada na comunidade de Monte Bonito, seguida pelo grupo musical regional Estrela do Som.

Entre as atrações, também estarão brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, mateada com a erva-mate Portão e outras surpresas, ainda em preparação. O evento contará ainda com o lançamento de livros de autores locais, como Tormento, de Mery Petri, escrito por Marciele Goetzke e publicado em 2023. A obra estará disponível para venda no museu, com toda a renda revertida para futuras melhorias no prédio. Outros livros também serão expostos, incluindo Monte Bonito da Serra dos Tapes, também de Marciele; Catálogo do Museu Gruppelli e Desvendando Emoções do Museu Gruppelli, de José Paulo Brahm; e gibis sobre lendas rurais.

O evento de reabertura promete ser uma grande celebração da cultura e da história local, reforçando o papel do museu como um importante espaço de preservação e promoção da memória da região.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome