
O processo eleitoral deveria ter acontecido em maio de 2023, o que não foi possível pela dificuldade do fechamento das contas da gestão passada. Ocorreram três convocações frustradas, o que resultou na formação de uma comissão de transição para análise de documentos, apontamentos de irregularidades e orientação para as correções necessárias, inclusive com o pedido de entrega do material inicialmente entregue. A nova apresentação da prestação de contas com as devidas alterações foi protocolada em outubro, com 06 meses de atraso.
O relatório da comissão foi submetido à Assembleia Geral Extraordinária da Assecap (Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas) aprovado pelos representantes presentes, inclusive com indicação de encaminhamento para as dívidas deixadas pela gestão passada, ECAD e premiação da Corte do Carnaval.
Houve nova publicação de edital de eleição, e a única chapa inscrita foi retirada do processo, quando as associadas aprovaram um modelo de gestão assim constituído até o fim do carnaval 2024:
Gestão Tripartite
Fagner Feijó (Xavabanda)
Rosane Padrie (Academia do Samba)
Edson Luis Planella (Unidos do Fragata)
Conselho de Apoio e fiscalização
Jorge Vasques (Atuou como presidente da comissão de transição)
Luis Henrique Brum (Mocidade do Simões)
Maria Fernanda Silva (Bruxa da Várzea)
Vanessa Veleda (Dona da Noite)
Secretaria-Executiva – Renata Amaral (General Telles)
A documentação de eleição está em fase de registro no Rocha Britto. Mesmo assim, a gestão eleita já cumpriu a primeira agenda na Secult, solicitou reunião com a Prefeita Municipal, Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pelotas, e tem feito contato com outros agentes políticos para garantir o orçamento necessário para o carnaval 2024.
Nos próximos dias as associadas serão chamadas em reunião, assim como será dada publicidade ao modelo de organização, data e demais itens que fazem parte da organização do evento em nossa cidade.