Pelotas: 13º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2025

Um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina teve a nova edição lançada nesta terça-feira (09), em Pelotas. (Foto: Paulo Rossi)

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (10), as inscrições para as bolsas parciais e integrais de especialização musical do 13º Festival Internacional Sesc de Música. O projeto é um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina e acontecerá em Pelotas entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2025, com atividades formativas e dezenas de apresentações culturais em diversos espaços do município, com a temática “Viva a música que pulsa em você”. O lançamento da nova edição aconteceu na cidade, no Hotel Jacques Georges Tower, na noite de terça-feira (9), em coquetel para autoridades, representantes de entidades parceiras e imprensa. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio cultural da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), apoio educativo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos, e apoio institucional da Prefeitura de Pelotas.

“O Festival Internacional Sesc de Música é um evento esperado todos os anos pela cidade”, destaca o diretor regional do Sesc/RS, Marcelo de Campos Afonso. “Mais do que uma celebração cultural, ele é uma oportunidade para restaurarmos a nossa esperança, apreciarmos uma boa música e proporcionarmos para os estudantes um conhecimento de excelência com professores mundialmente renomados. A música tem o poder de curar e de nos lembrar da beleza que persiste mesmo nos momentos mais difíceis, como o que nosso Estado viveu recentemente”.

No eixo formativo do festival, estão cursos de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro. As aulas serão conduzidas por um quadro de professores que são referência nas práticas, vindos de diversas partes do mundo. Interessados em participar como aluno, obtendo bolsas integrais ou parciais, devem acessar o site www.sesc-rs.com.br/festival, onde estão disponíveis todas as informações sobre o processo seletivo. As inscrições, até dia 12 de agosto, são feitas de forma online, voltadas a maiores de 14 anos já em nível avançado de aptidão, mediante apresentação de currículo e vídeo de apresentação. A divulgação dos selecionados, em 1ª chamada, ocorrerá no dia 17 de setembro e, em segunda chamada, no dia 07 de outubro. O último festival reuniu cerca de 350 alunos de todas as regiões do Brasil e de diferentes países da América Latina.

Além dos cursos, o Festival Internacional Sesc de Música promove apresentações artísticas de música de concerto, gratuitamente, em diferentes espaços de Pelotas, como teatros, igrejas, hospitais, comércios e, inclusive, na Praia do Laranjal. A programação será divulgada no final do ano. Na 12ª edição, as atrações foram prestigiadas por mais de 40 mil pessoas.

Sobre o Sesc/RS – Com 77 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 52 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Inscrições – 13º Festival Internacional Sesc de Música

Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado

Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)

Período de Inscrições: 10/07 a 12/08/2024

Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival

Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 23/09/2024

Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10/2024

Data do Festival: 20 a 31/01/2025

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome