Clube Caixeiral é protagonista na fundação da Casa de Cultura pelotense

Casa de Cultura pretende valorizar histórias e personalidades importantes do município, que se entrelaçam com o Clube Caixeiral, que completará 145 anos em 2024. (Foto: Arquivo/JTR)

A noite de segunda-feira (24) marcou a fundação da Casa de Cultura de Pelotas. A cerimônia foi realizada nas dependências do Clube Caixeiral, no Centro Histórico da cidade. O clube tem relação direta com o evento. De acordo com o presidente da entidade, e do espaço cultural, Victor Hugo Siqueira, a ideia nasceu no interior da diretoria do clube social, onde vem sendo lapidada há mais de um ano, culminando no ato de fundação da noite de segunda.

“A direção [do Clube Caixeiral] é a comissão fundadora da Casa de Cultura”, enfatiza Siqueira, que tem planos grandiosos para a entidade recém-fundada. “Vai ser um marco na história da cidade”, projeta ele. Por enquanto, porém, as atividades serão internas, com reuniões semanais para discutir a parte burocrática, como estatuto e definição da equipe administrativa. Até o fim do ano, presume o presidente, “a Casa estará aberta para a cultura”.

Por sugestão e orientação do vice-prefeito Idemar Barz (PSDB), que compôs a mesa da solenidade juntamente com Siqueira, com o ex-prefeito José Maria Carvalho da Silva e com a titular da cadeira 18, Vilma Minks Arejano, foi marcada para o dia 13 de julho a posse no salão principal do Clube Caixeiral, dos membros efetivos da Casa de Cultura, nomeados embaixadores da cultura pelotense. A data coincide com a finalização das comemorações alusivas ao aniversário de Pelotas, celebrado dia 7 de julho. Após a cerimônia, foi servido coquetel com espumante e bem-Casados, iguaria tradicional da doçaria pelotense.

Grupo formalizou a fundação da Casa de Cultura em cerimônia realizada na segunda-feira (24), no Clube Caixeiral. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

Siqueira contou ao Tradição Regional como nasceu a ideia de viabilizar a Casa de Cultura de Pelotas a partir do Clube Caixeiral. Segundo ele, a iniciativa reforça o perfil da entidade, ligada ao que ele chama de “parte social”. “Temos aqui as galerias das ex-rainhas, as ex-duquezinhas, até a Miss Universo pelotense Yolanda Pereira [1930] saiu daqui deste salão, [o Clube Caixeiral] sempre teve uma ligação muito forte com a beleza feminina, com as tituladas, e nós achamos que deveria trazer mais alguma coisa para acrescentar na história do clube, para que pudesse manter seu nome para gerações futuras da cidade, afinal, é um clube que vai completar 145 anos [25 de dezembro de 2024].”

O presidente continua. Conforme conta, pelo Caixeiral passaram diversos presidentes da República, embaixadores, diplomatas, referências tanto da parte eclesial como militar, além de ter testemunhado acontecimentos políticos, sociais e benemerentes. “Temos histórias maravilhosas, magníficas, e então perguntamos: ‘por que deixar isso guardado, porque não levar isso ao público?’”, questiona.

Mesa foi composta pelo ex-prefeito José Maria Carvalho da Silva, o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB),
o presidente do Clube Caixeiral, Victor Hugo Siqueira, e a titular da cadeira 18, Vilma Minks Arejano. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

Daí veio a ideia de formar um grupo que liderasse esse movimento da cultura do Clube Caixeiral, disponibilizando o acervo da entidade à população em geral. “Pelotas tem núcleos de estudos literários, institutos que dão nome a grandes escritores, tem academias de letras, tem centros literários, tem bibliotecas, mas Casa de Cultura que vai abrir suas portas para as artes, para a música, saraus, qualquer segmento da cultura, não tem, não existe, então decidimos abrir no Caixeiral uma Casa de Cultura sem deixar o clube de lado, mas acrescentar a Casa de Cultura, uma Casa de cultura pelotense, desde o charque até a atualidade”, afirma.

Como patronos da Casa de Cultura foram escolhidos pelotenses que se destacaram com a cultura na cidade, todos em memória.

Patronos da Casa de Cultura da Cidade de Pelotas

1. Manoel Morales (Fundador do Clube Caixeiral de Pelotas)
2. Eugenio Belmondy (Incentivador da Cultura Pelotense)
3. Antônio Caringe (escultor)
4. Judith Bacci (escultora)
5. Francisco Lobo da Costa (escritor)
6. João Simões Lopes Neto (escritor)
7. Mario Osório Magalhães (escritor)
8. Magda Costa (Escritora)
9. Zola Amaro (Cantora)
10. Therezinha Röhrig (Cantora)
11. Leopoldo Gotuzzo (artista plástico)
12. Yolanda Pereira (Miss Universo)
13. Izilda Lisboa (Miss Rio Grande do Sul)
14. Dinorá Feijó Leal (Festas religiosas populares)
15. Monsenhor Alfino Chieriqueti (Festas religiosas populares)
16. Alice Flora Lorea (Educadora Pelotense)
17. Coronel Pedro Osório (Charqueador e arrozeiro)
18. Adolfo de Oliveira Bender (Praia do Laranjal)
19. José Alvares de Souza Soares (Parque Souza Soares)
20. Rosauro Zambrano (Fundador do teatro Guarani)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome