CCR Aeroportos promove apresentações teatrais para alunos de Pelotas

Espetáculo utiliza a arte para ensinar. (Foto: Divulgação/Instituto CCR)

A Escola Municipal Frederico Ozanan, em Pelotas, recebe na próxima quinta-feira, 30 de novembro, o espetáculo teatral “A Mágica Carruagem de Inácio”. O projeto é apoiado pelo Instituto CCR (ICCR), instituto social da concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Pelotas – João Simões Lopes Neto (PET).

Serão duas apresentações para os alunos da escola localizada ao lado do terminal (Av. Zeferino Costa, 1190 – Aeroporto), às 9h e 14h. O gerente do aeroporto, Vinicius Bueno, reforça o papel da CCR Aeroportos na promoção cultural.

“Proporcionar o acesso aos meios culturais é uma missão que assumimos e já está em prática. Precisamos fazer a diferença dentro da comunidade em que estamos localizados. O teatro é uma ferramenta muito importante e a arte precisa ser acessível”, disse Bueno.

Ação cultural

O projeto “A Mágica Carruagem de Inácio” é uma iniciativa que busca promover a inclusão social e conscientização sobre respeito às diferenças de uma maneira inovadora. O projeto é patrocinado pelo Instituto CCR, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Mais de 8 mil pessoas, em 40 apresentações por todo o Brasil, foram impactadas pelo projeto, alcançando um público de crianças, professores e membros da comunidade. As apresentações começaram no Rio de Janeiro e terminam no Sul do Brasil.

A peça aborda temas como deficiências físicas, acessibilidade e inclusão. O uso do teatro como forma de trabalhar essas mensagens mostrou-se eficaz para o público atingido. A arte dos palcos envolveu as crianças, deixando o tema ainda mais impactante.

Focar na acessibilidade de locomoção de uma maneira leve foi estratégica para sensibilizar o público sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, trabalhando a compreensão e a empatia. O projeto vai além da inclusão social e também promove a leitura e o desenvolvimento intelectual das crianças.

A Mágica Carruagem de Inácio

O texto conta a história da menina Ângela, que adora ser chamada por seu apelido – Nina; uma criança cheia de energia e muita criatividade. Ângela adora as estórias que os livros trazem, adora tanto que também escreve suas próprias estórias, sempre com muita imaginação, e imaginar é sem dúvida a brincadeira favorita de Nina que tem também um grande amigo – o melhor do mundo, Flay, que é seu amigo imaginário. Porém, Flay anda um pouco enciumado, pois Nina anda muito envolvida com o personagem principal da sua mais recente história que conta a história do menino Inácio, que também se tornou seu grande amigo.

Inácio é um menino cheio de vida, que adora viver, brincar, porém sua deficiência física o impedia de viver plenamente, até o dia em que Inácio ganhou a sua carruagem mágica e assim pode mostrar toda sua força e fazer a diferença. Somos iguais em nossas inúmeras diferenças, e respeitar essas diferenças e conviver com elas é o foco central dessa história muito divertida, alegre, porém com a missão de deixar uma mensagem sobre a importância de se trabalhar por mais acessibilidade e igualdade para um melhor convívio humano.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome