Carnaval toma as ruas e empolga foliões em Pelotas

Nos quatro dias de programação carnavalesca, com apoio e incentivo da Prefeitura, blocos e cordão respondem pela grande festa popular. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Desde sábado (10), blocos de rua e cordão carnavalesco compartilham samba e alegria com foliões no Carnaval de rua de Pelotas. A festa conta com apoio e incentivo da Prefeitura e se estende até a terça-feira (13), com promessa de muita animação. No fim de semana, desfilaram o Bloco do Museu, o Jacaré da Lagoa, o Cordão Ponto Chic/Amigos da Mesa Sete, Língua Maldita e Batucantada. Os três primeiros fizeram a festa no coração da cidade, no Centro, e os dois últimos no Porto.

Segundo avaliação da presidente da Liga de Blocos e Cordões de Pelotas, Jaqueline Santos, milhares de foliões acompanharam os desfiles. O Bloco do Mapa, por ser inclusivo, transferiu sua participação no domingo (11), devido à instabilidade do tempo. Nova data já está acertada. Será domingo (18), com concentração ao meio-dia, na rua Sete de Setembro esquina 15 de Novembro.

O Carnaval de rua transcorre sob a organização da Liga, que congrega 41 instituições associadas. A Prefeitura participa ativamente da programação, por intermédio das secretarias de Cultura (Secult), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Transporte e Trânsito (STT), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria de Saúde (SMS) – Vigilância Sanitária (Visa). A festa popular recebe apoio da Câmara de Vereadores, por meio de emendas impositivas, e da Brigada Militar.

O Carnaval de Pelotas, segundo registros históricos, teve início no século XIX, com manifestações públicas de clubes sociais. Hoje, a festa não perde a motivação e, onde estiver a batucada do samba, o compartilhamento da alegria estará assegurado.

“Nos desfiles do fim de semana, constataram-se a organização e o monitoramento eficiente da Liga nos desfiles. O Carnaval caracterizou-se, até agora, pela participação de famílias, brincadeiras saudáveis e nada de violência. É exatamente esse o propósito da festa popular”, pontua o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.

Programação continua

Para esta segunda-feira (12), estão programados os desfiles do Tira a Corda do Meu Bloco, às 16h, na rua Marechal Floriano esquina 15 de Novembro, e Amigos do Saca-rolha, às 18h, na rua 15 de Novembro esquina Voluntários da Pátria. Para terça-feira (13), Bonde da Várzea, às 12h, na praça Coronel Pedro Osório, Bloco da Ursal, às 16h, no Largo do Mercado Central e Bloco Jacaré da Lagoa, às 21h, na rua Campinas do Sul esquina avenida Amazonas, no Balneário dos Prazeres.

A folia prosseguirá nos próximos fins de semana. Para sábado (17), estão previstos os desfiles dos blocos Confraria do Samba, às 14h, na rua Doutor Cassiano entre Andrade Neves e 15 de Novembro, do Batucantada, às 18h, na rua Três de Maio esquina Padre Anchieta, e do Fantasmão do Fragata, às 19h, na avenida Duque de Caxias, entre a rua Tenente Lira e avenida Pinheiro Machado. Para o domingo (18), a festa estará por conta do Bloco do Mapa, ao meio-dia, na rua Sete de Setembro com 15 de Novembro, e do Arrastão da Jamaica, às 14h, nas ruas Cristóvão Colombo e Vidal de Negreiros no Fragata. No sábado (24), o Carnaval de rua terá nova manifestação, com o Bloco do Micha, às 18h, na rua Helena Assumpção de Assumpção no Laranjal e, no domingo (25), o Bloco Lado Norte responderá pela programação, às 16h, na rua Santa Clara entre as avenidas 25 de Julho e São Jorge no bairro Três Vendas.

Concursos e desfiles na passarela

No sábado (24), às 21h, na Associação Rural de Pelotas, será realizado o concurso para composição da Corte do Carnaval 2024. Entre as candidatas inscritas, serão escolhidas rainha e 1ª e 2ª princesas adultas, além da rainha da diversidade e mirim. A preparação das eleitas, com orientações e ensaios, será na sede da Secretaria de Cultura.

O Carnaval na passarela do Porto, com desfiles e concursos entre as entidades de quatro categorias – bandas carnavalescas, blocos burlescos, escolas de samba do grupo especial e escolas de samba mirins –, será no período de 15 a 17 de março.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome