Quem acha que o trabalho de uma Baronesa se atém a sorrir e andar pela Fenadoce tirando fotos com o público está muito enganado. Kaiane, Larissa e Martaneli mostram que são Baronesas em tempo integral.
Cabelo, maquiagem, vestidos, joias, calçados, cada um dos elementos que compõem as Baronesas requer seu tempo de ajuste e, por conta disso, a rotina das soberanas começa ainda de madrugada, por volta das 3h, como revelaram. “As pessoas, e nem nós tínhamos noção de como era o dia a dia de uma corte de Fenadoce. A gente vê por fora elas lindas e maravilhosas, impecáveis, só que a gente não tem noção da rotina que elas têm, que a produção tem, na rotina que o CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) tem também”, enfatiza Kaiane.
E como a função das Baronesas vai muito além do simbolismo, o trio conta que durante a missão de incentivar o consumo dos doces costumam focar nas crianças, principalmente por conta do tema da feira neste ano, que busca valorizar a cultura doceira desde a infância.
Mesmo com a correria da rotina, as Baronesas enxergam com olhos brilhantes o que estão vivendo. “Estão sendo doces momentos, está sendo incrível. Confesso que é sim cansativo, mas é aquilo, se a gente não aproveitar agora, quando a gente vai aproveitar?”, questiona Larissa.
Ela conta que sonhava em fazer parte da corte desde criança e que se sentiu motivada e inspirada pelas mulheres negras que integraram cortes passadas. Com um sorriso no rosto, a Baronesa relembra o momento em que seu nome foi anunciado na cerimônia de escolha da corte. “Eu não acreditei na hora, fiquei ‘será que sou eu mesma?’ Mas só tinha uma Larissa então…foi muito emocionante”, comenta.
A escolha do trio foi realizada em dezembro de 2022, após concurso que avaliou critérios como conhecimento sobre a história da cidade, simpatia, comprometimento e outras habilidades, divididas em três etapas. A primeira, com palestras e oficinas, teve peso de 40% na nota final. A segunda, com entrevistas sobre conhecimentos gerais de Pelotas e da Fenadoce, teve peso 30%. O desfile final completou a pontuação, com 30% de peso na nota.
Martaneli, por sua vez, disse que o amor por Pelotas foi um dos principais fatores para ter realizado a inscrição para o concurso da corte. “Sempre foi um sonho representar a feira, porque eu amo a minha cidade, então pra mim sempre foi questão de retribuir o carinho que a feira tem e proporciona pra gente”, conta.
Já Kaiane, a mais experiente do grupo e acostumada a representar a cidade, foi de rainha do Carnaval pelotense à Baronesa. “Eu pensava que talvez pudesse ser um sonho que eu poderia realizar, mas não acreditava que seria possível, porque eu vim de uma cultura, de uma festa diferente da Fenadoce, que é o Carnaval, então eu vim do Carnaval diretamente pra Fenadoce, então eu pensei muito ‘quem sabe? Se eu já estou numa festa, quem sabe a outra?”, pontua.
Sonho, emoção, orgulho, palavras como estas são escolhidas pelo trio para definir o que estão vivendo, termos que também definem o que é a própria Fenadoce que vem, mais do que nunca, provando ser uma terra mágica, de doces, Baronesas e formigas, como diriam as crianças.
Conheça as Baronesas