A 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música chegou ao fim na sexta-feira (27) em Pelotas com a presença de centenas de pessoas no Largo do Mercado Central de Pelotas.
O concerto de encerramento do evento contou com cerca de 100 músicos profissionais e estudantes no palco montado no espaço ao ar livre. Os presentes puderam apreciar obras de artistas como Mozart Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos e Nikolai Rimsky-Korsakov. Além de composições do pelotense Avendano Júnior, novamente homenageado no festival. A Orquestra Acadêmica foi regida pelo maestro Evandro Matté.
Segundo informações do Sesc/RS, mais de 40 mil pessoas prestigiaram as cerca de 60 apresentações realizadas em diversos pontos de Pelotas ao longo dos 12 dias de programação. Locais da cidade como o Theatro Guarany, a Bibliotheca Pública, o Conservatório de Música, a praia do Laranjal, Largo do Mercado, estabelecimentos comerciais e de serviços, hospitais, shopping, asilo, presídio, paróquias e praças receberam os espetáculos gratuitos.
Neste ano, um dos destaques do evento foi a acessibilidade nos espetáculos que contaram com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc no YouTube. Além do serviço de audiodescrição, todas as apresentações com o serviço também tiveram tradução em Libras.
Próxima edição
Emocionado, o gerente do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada, comentou sobre a energia do festival após dois anos sem edições em razão da pandemia e agradeceu a todos os envolvidos no evento. “Um encerramento maravilhoso, que foi o que foi todo o festival. Um ano de retomada, um ano de muita energia, achei o festival com uma energia muito especial, uma coisa assim muito bacana mesmo. Agradeço toda a população de Pelotas, da região, todo mundo que veio participar. E só agradecimentos, a Deus, a todos os alunos, professores, a vocês (imprensa), e que venha 2024!”, comemorou.
Sob gritos de comemoração e aplausos do público, a 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música já foi confirmada pela organização do evento. As apresentações devem ocorrer em janeiro de 2024, em Pelotas.