Produção de Melancia promove destaque nacional a Pedro Osório

Produtor José de Alencar Krause de Pinho está há quase 20 anos no ramo (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Iniciou, no último dia 18, a colheita da safra de melancia, que deve se estender até o mês de março. Atualmente com dois produtores, Pedro Osório ganha destaque nacional pela produção da fruta, com 250 hectares cultivados, de acordo com a extensionista rural municipal da Emater, Carine Harter.

Apesar da estiagem, que fez o município decretar situação de emergência, Carine informa que a produção está dentro do esperado. “As áreas irrigadas estão em ótima produção, já as áreas que não tem irrigação, diminuiu a expectativa de produção”, explica.
É o caso do produtor José de Alencar Krause de Pinho, que vê a irrigação como salvação da safra. Ele tem uma área de 100 hectares plantados e está há quase duas décadas no ramo.

A safra deve se estender até o mês de março

O produtor comercializa a fruta para os municípios de Pelotas, Herval, Arroio Grande, Rio Grande e Chuí, como também para fora do estado, como Santa Catarina e São Paulo. A maior parte de sua produção é a melancia Manchester, a qual, no ponto de vista de Pinho, tem maior aceitação no mercado. “Pelo que converso com compradores, o futuro do mercado será as melancias sem sementes, pela praticidade exigida nos centros urbanos”, comenta.

Hoje, o produtor consegue R$ 0,40 pela unidade da fruta e, às vezes, R$ 0,50 na unidade da sem semente (Pingo Doce). O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional, com, em média, 290 mil toneladas.

A melancia

Segundo a Embrapa, a época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18°C a 25°C. Nesse contexto, nas regiões de clima frio (como no RS), o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro.

Além disso, a melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio, se desenvolvendo bem em solos de acidez média, com pH de 5,5 a 7 e saturação por bases de 70%.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome