Poeta português Fernando Pessoa “visita” Pedro Osório

O premiado roteirista Manoel Soares Magalhães, além de autor, também é diretor da obra. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pedro Osório abriu edital da Lei Paulo Gustavo e a produtora TokadoKoelho Filmes foi premiada com a única vaga, no gênero audiovisual, podendo realizar o sonho de trazer Fernando Pessoa, poeta português, para a pequena cidade gaúcha. Eis a premissa do curta-metragem, de 25 minutos, “A Passagem”, do premiado roteirista Manoel Soares Magalhães, que também dirige o filme, que terá o filmmaker Marcelo Coelho na câmera, montagem e finalização. Magalhães promete um espetáculo audiovisual para ser assistido com o coração aberto, mergulhando fundo nas questões existenciais da vida humana.

“A Passagem” conta com o protagonismo dos atores pelotenses Roberta Pires e Alexander Nogueira, tendo ainda no elenco os também pelotenses Charlie Rayné, Lori Nelson e Elisa Borges. De Pedro Osório, Ian Anderson, Tiago Blank, Gabriel Leão, Mauro Soares, Beatriz Tavares e apresentando a menina Marilia Ferreira Ribeiro.

O curta-metragem começará a ser filmado no início de setembro. Magalhães e Coelho começam em seguida a escolha das locações, tendo a antiga estação de Trem Piratini (hoje Prefeitura de Pedro Osório), como principal cenário, além da ponte do trem que atravessa o rio Piratini e do belo interior do município. Destaca-se, igualmente, a locação na antiga Fazenda Paraíso, hoje Orqueta, Segundo Distrito de Piratini.

O autor

Manoel Soares Magalhães, jornalista artista visual, escritor, roteirista e diretor de cinema, autor de seis obras literárias (livro-reportagem, contos e romance), é um autêntico polímata das artes. Seu último trabalho como roteirista é o curta-metragem “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”, com enorme carreira em festivais de cinema no Brasil e no mundo, entre esses, eventos realizados nos EUA (ganhando o Prêmio Especial “Menção Honrosa”, conferido no Latino & Native American Film Festival (LANAFF), que ocorreu na cidade de New Haven, Connecticut, USA), e Reino Unido. Destaca-se, também, a participação do curta no “Kalakari Film Festival”, em Dewas, na Índia, um dos mais importantes eventos no gênero naquele país.

Prêmios

“A Última Morada de João Simões Lopes Neto” arrebatou importantes prêmios no Brasil, no festival realizado no Rio de Janeiro, em 2021 – International Monthly Awards – Rima. Protagonizado pelo ator Vagner Vargas, que vive Simões, ganhou o Prêmio de Melhor Ator. Magalhães ganhou o Prêmio de Melhor Roteiro e Gê Fonseca e Andrea Terra o Prêmio de Melhor Figurino. Constam ainda no elenco Roberta Pires, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome