OCS Renascer realiza visita de pares em Morro Redondo

A visita envolve assuntos como avaliação das técnicas utilizadas na produção, verificação de cuidados com o lixo, com as águas, além da atuação dos vizinhos lindeiros e das medidas de proteção contra possíveis contaminações externas. (Foto: Divulgação)

Cumprindo as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a legislação que regulamenta a produção de Orgânicos no Brasil, no dia 16, segunda feira, o grupo da OCS Renascer realizou duas visitas de pares – metodologia que garante a conformidade da qualidade da produção orgânica. O processo consiste em cada participante do grupo receber a visita de seus pares, ou seja, os demais membros, para uma avaliação das técnicas utilizadas na produção, uma verificação de cuidados com o lixo, com as águas, além da atuação dos vizinhos lindeiros e das medidas de proteção contra possíveis contaminações externas.

Em ambos os locais, houve troca de informações e aprendizados. (Foto: Divulgação)

Na parte manhã, o grupo se reuniu na propriedade de Aliomar e Maria Helena Duarte e, após o almoço, se deslocaram para a propriedade de Sidinei e Cleunice Lopes, na colônia Afonso Pena. Em ambos os locais, houve troca de informações e aprendizados. As visitas foram consideradas como cumpridoras das normas exigidas pelo MAPA.

O Grupo OCS Renascer recebeu o registro de produtor orgânico pelo MAPA em março de 2021, e seis famílias o  integram. Além das já citadas, Márcio e Djanira Nizolli, Elton e Maria das Dores Alves, Joaquim Duarte e Leonor Dutra e Ieda e Flávio Almeida. A Ascar-Emater/RS faz a assessoria técnica ao grupo e quem acompanhou a visita foi a médica veterinária Adriane Lobo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome