Morro Redondo: V Concurso Regional do Mel será realizado no dia 12 de maio

Reunião para definir detalhes dos concursos ocorreu recentemente (Foto: Diones Forlan/JTR)

A apicultura é uma das atividades da agricultura familiar que tem tido uma visibilidade crescente em Morro Redondo. Desde 2016 está funcionando o grupo de apicultores da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Produtores Rurais (ADCPR), organizado pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRTUR). Muitos assuntos foram abordados nas reuniões periódicas, bem como as práticas nos apiários, buscando a qualificação da produção e a melhoria do produto oferecido ao consumidor.

Para começar as tratativas para a organização do III Concurso Municipal do Mel e V Concurso Regional do Mel, se reuniram no dia 30 de janeiro no escritório da Emater, a chefe da Emater Municipal, Karin Peglow, a extensionista da Emater, Adriane Lobo, a assistente técnica regional da Emater, Mara Helena Saalfeld, o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Flávio Almeida, a secretária de Educação, Cultura e Desporto em exercício, Luana Büttow, o presidente da ADCPR, Jairo Kühn, e o técnico agrícola Jeferson De Llano.

Na oportunidade, algumas decisões foram tomadas, como a realização – além dos concursos do Mel Claro e Escuro -, do I Concurso de Culinária do Mel e o I Concurso de Mel de Meliponídeos (as abelhas sem ferrão). Essas novidades têm como intuito estimular o consumo do mel em suas mais variadas maneiras, como um alimento e não somente como remédio, além de divulgar a criação e produção de meliponídeos.

“Essas abelhas, que são nativas do Brasil, têm muitas especificidades e cada vez mais ganham espaço no campo e na cidade, se tornando importante como uma forma de permanência das espécies, pois algumas se encontram em perigo de extinção”, disse Adriana.

Ela também enfatiza que a apicultura pode ser mais uma fonte de renda para as famílias, pois além do mel produzido, os próprios enxames podem ser comercializados como modo de disseminar cada vez mais essa cultura. Desta forma, o Concurso de Mel de Meliponídeos fará parte da programação para que cada vez mais pessoas conheçam esses insetos e ajudem a preservá-los, principalmente pelo importante papel de polinizador que eles desempenham na natureza.

Os eventos acontecerão no dia 12 de maio, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, data em que o município completará 32 anos. O III Concurso Municipal do Mel será promovido pelo período da manhã, no qual cada apicultor poderá participar com uma amostra de mel claro e outra de mel escuro, sendo que os primeiros e segundos lugares de cada categoria participarão do V Concurso Regional – regra também para os outros municípios –, que ocorrerá pelo período da tarde. A quinta edição contará com a participação de apicultores de 19 cidades, número que está crescendo ano a ano. Durante o dia, serão realizadas palestras sobre temas relacionados aos concursos.

Em breve serão divulgados mais detalhes sobre os eventos, como inscrições e prazos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome