Integrando a quarta edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, realizado desde julho pela Emater/RS- Ascar regional, com apoio da Sicredi, dois jovens do interior do Morro Redondo participaram da formatura no Centro de Eventos de Canguçu, onde receberam o Certificado e um quadro com as fotos dos técnicos coordenadores municipais da Emater e de todos os jovens participantes.
Ao longo dos últimos meses, ambos se deslocaram para o Centro de Treinamento de Canguçu (CETAC) uma vez por mês. No local, durante três dias de cada um dos seis módulos, puderam ter aulas e visitas técnicas sobre diversos aspectos das atividades passíveis de serem desenvolvidos nas suas propriedades rurais.
Com a participação de 30 jovens de 10 municípios da região, os jovens Daniel de Souza Weber, da Colônia Afonso Pena e Vitor Köms, da Colônia Santo Amor, puderam aprender sobre conteúdos que trataram das possibilidades de atividades para se dedicarem e gerarem renda. A diversidade de públicos da região estava também presente, pois além dos agricultores familiares, como no caso dos jovens do Morro Redondo, também havia jovens de famílias de pescadores artesanais, de assentamentos da reforma agrária, quilombolas e indígenas.
O curso Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural visa a valorização dos jovens rurais para que eles tenham condições de permanecerem nas propriedades, realizarem a sucessão, melhorem tecnicamente as atividades já realizadas pelas famílias ou mesmo comecem alguma atividade nova.
Esse foi o quarto curso realizado na região. Foram seis módulos que trataram de temas como Bovinocultura de leite, Irrigação, Informática básica, Fruticultura, Mecanização, Piscicultura, Turismo Rural entre tantos outros. Os temas foram escolhidos pelos próprios jovens, de acordo com seus interesses, habilidades e possibilidades e foram desenvolvidos pelos profissionais extensionistas rurais da Emater dos municípios da região. Além disso, em cada módulo houve uma visita técnica ou atividade prática, visando oportunizar a máxima capacitação.
Durante o curso, os jovens foram desenvolvendo um projeto que foi apresentado no último módulo para uma banca.
Na continuidade, os técnicos locais acompanharão os projetos a serem desenvolvidos pelos jovens e continuarão ao atendimento às demais demandas da família. A expectativa é que o projeto do curso continue na região.
Na formatura, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo de Morro Redondo, Antônio Martins, fez questão de estar presente e ver os jovens receberem os seus certificados. “A cerimônia foi muito emocionante e mostrou a todos a capacidade da juventude de realizar uma atividade, de se organizar e de construir amizades que levarão para toda a vida”, disse.
Além disso, também estiveram presentes familiares dos jovens formandos, o coordenador estadual do Núcleo de Capacitação da Emater/RS de Porto Alegre, Francisco Mantezze, do Gerente Regional, Ronaldo Maciel e do Chefe do CETAC, Reginaldo Maciel, várias autoridades como o Diretor da Sicredi, Nilson Loeck, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários.
Confira mais fotos da formatura