4ª Festa do Pêssego de Morro Redondo tem concursos da qualidade da fruta e de receitas de doces

Querenir Siqueira Nizolli teve a receita premiada na quarta edição do concurso (Foto: Diones Forlan/JTR)

Durante as festividades da 4ª Festa do Pêssego, na comunidade Cristo Rei, no Colorado, aconteceram o 4º Concurso de Receitas de Doce à Base de Pêssego e o 4º Concurso do Pêssego, organizado pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, com objetivo de diversificar o consumo da fruta e firmar a tradição doceira do município.

Com seis receitas inscritas no concurso, a Torta de Bolacha de Pêssego, de Querenir Siqueira Nizolli, obteve mais pontos nesta edição e também foi premiada no quesito Originalidade.

A comissão julgadora foi composta pelo prefeito Diocélio Jaeckel (PTB), secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Flávio Almeida e representantes da comunidade Cristo Rei, Glaucia Flugel, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Lilian Sperb e do Museu Histórico de Morro Redondo, Carliston Lima Ribeiro.

Já o Concurso do Pêssego contou com a participação de quatro produtores, avaliados pelos agrônomos e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, Maria do Carmo Raseira, Bernardo Ueno, José Francisco Martins Pereira e Rodrigo Franzon. Conforme o supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa, Sergio Bender, foram considerados na avaliação os seguintes itens: apresentação, ausência de manchas, machucados ou defeitos, cor, tamanho, forma dos frutos (característica de cultivar) e uniformidade da amostra.
De acordo com a chefe do escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Karin Peglow, na próxima edição da Festa do Pêssego, será lançado o livro de receitas dos participantes das quatro edições do concurso.

Produtores premiados no 4º Concurso do Pêssego (Foto: Diones Forlan/JTR)

Também participaram do evento a secretária de Saúde, Maria Augustina Ludtke, gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck, presidente do Sicredi Zona Sul, André Lopes, gerente do Sicredi de Morro Redondo, Andrea Messias, representante da Associação Gaúcha dos Produtores de Pêssego, Marcos Antônio Sturbelle Schiller, presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore, vereadores Marcio Zanetti (DEM), Thiarles Schneider (PT) e Marcos Pereira (PTB), presidente da comunidade Cristo Rei Edemar Flugel e a corte municipal de Morro Redondo.

A festa, realizada no domingo (8), recebeu o apoio da Prefeitura, Sicredi, Embrapa, Emater, Sindocopel e indústrias.

Premiações
4º Concurso de Receitas de Doce à Base de Pêssego
1º lugar: Torta de Bolacha de Pêssego – Querenir Siqueira Nizolli
2º lugar: Creme de Pêssego – Maria Elena Armendaris
3º lugar: Sagu com Pêssego – Querenir Siqueira Nizolli
4º lugar: Chimia de Pêssego – Maria Elena Armendaris
5º lugar: Torta Gratinada de Pêssego – Maria Elena Armendaris
6º lugar: Cuca de Pêssego – Cleusa Leticia Barbosa Pimenta

4º Concurso do Pêssego
Cultivares
1º lugar: Rudinei Tutenhagem (Granada)
2º lugar: Edemar Flugel (Esmeralda)

Novidade
1º lugar: Bertoldo Milech (BRS Citrino)

Frutos da mesma época
1º lugar: Edemar Flugel (Jade)

Geral
1º lugar: Rudinei Tutenhagem (Granada)
2º lugar: Edemar Flügel (Granada)
3º lugar: Ari Froner (Granada)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome