
A agência do Sicredi de Morro Redondo realizou, na terça-feira (8), no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, uma oficina de Proteção Financeira para os idosos do município em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O evento contou com apoio da Prefeitura e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O tema foi abordado pela assistente de negócios Agro, Denisia Vieira, e pela assistente de atendimento de pessoas física, Vitória Thiel. A atividade contou com a participação da vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB).
Conforme o Sicredi, o Fórum Brasileiro de Educação e o Banco Central destinam uma Semana Nacional de Educação Financeira anualmente para que as instituições e empresas possam realizar alguma atividade voltada ao tema. Para este ano, o foco foi voltado aos idosos que são muito atingidos por golpes e fraudes através dos meios digitais. A atividade vai além dos associados do Sicredi, uma vez que os participantes podem multiplicar as orientações recebidas no intuito de prevenir futuros golpes.
Para a vice-prefeita Angelica, a oficina vem a somar neste mês da melhor idade, com a participação do grupo de idosos do CRAS, que se reúnem todas as terças-feiras para realizar atividade física. “Para isto, visamos fazer ações diferenciadas para este público. Nesta ocasião, foi fundamental estas informações recebidas do Sicredi para orientar, alertar os nossos idosos, onde a maioria diariamente recebe inúmeros golpes”. A gestora frisa que para a próxima terça-feira (15) está prevista uma atividade no Museu de Morro Redondo.
Os principais golpes aplicados em idosos ocorrem pelo WhatsApp, onde os criminosos se passam por filhos e demais familiares, falsa central das instituições financeiras e golpes da venda falsa.
Foi explicado que um fator que acaba fazendo com que as pessoas caiam nos golpes são abalos emocionais, cansaço, medo, ansiedade, nervosismo, além de uma euforia de querer aproveitar o momento para comprar. Os criminosos são apontados como profissionais da engenharia social, preparados para entrar na mente das pessoas de uma forma que conseguem fazer com que as vítimas forneçam informações pessoais como o nome completo, CPF e até senha de cartão.
O que se deve fazer sempre é não atender ligações fraudulentas, não passar informações pessoais e tentar confirmar com a família ou diretamente com a instituição financeira para saber se é golpe ou não.
Fique atento às dicas de proteção financeira:
- Utilize sempre senhas fortes e evite repeti-las;
- Jamais anote senhas em blocos de notas, e-mail, mensagem e em outros locais digitais;
- Nunca utilize o recurso lembrar ou salvar senha em nenhum site ou aplicativo;
- Utilize mecanismos de segurança adicionais (biometria, reconhecimento facial e dupla autenticação);
- Utilize o mecanismo de cartão virtual nas compras on-line;
- Utilize sempre o bloqueio de tela no início do celular;
- Mantenha o sistema operacional do celular atualizado;
- Coloque senha do PIM no chip do celular;
- Utilize um aplicativo autenticador para reforçar a proteção no acesso pelo celular;
- Guardeo código IMEI do celular para poder bloquear o aparelho no caso de furto ou perda;
- Nunca clique em links desconhecidos ou quando não conheço a origem;
- Revise todos os dados antes de confirmar a transação (se a pessoa para quem eu envio o dinheiro corresponde aos dados do destinatário);
- Tome cuidado com cartão para não deixar senhas junto;
- Não faça transações se está triste, cansado, com pressa, distraído, conversando com outra pessoa ou qualquer outro estado emocional que possa lhe afetar.
Por fim, o Sicredi reforçou que não solicita dados pessoais por telefone, como CPF, nome completo, senha, código de segurança, foto, uma vez que a instituição já possui algumas informações dos clientes. No caso de atualização do cadastro, o usuário deve se dirigir até a agência.

