Morro Redondo: deputado estadual Fernando Marroni (PT) participa de reunião na Associação Quilombola Vó Ernestina

Foram apresentadas demandas ao deputado. (Foto: Diones Forlan)

Na quinta-feira (2) o deputado estadual Fernando Marroni (PT) acompanhado dos assessores Milton Martins e Flavio Almeida participaram de reunião na sede da Associação Quilombola Vó Ernestina, de Morro Redondo.

Na ocasião, estiveram presentes diretores e sócios da comunidade quilombola, além de representantes de quilombolas que fazem parte da Associação Agroecológica Novo Horizonte, Cooperativa Coopamor, Feira Virtual Bem da Terra e produtores familiares orgânicos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura vinculados ao Organismo de Controle Social OCS Renascer. Na oportunidade apresentaram demandas de seus grupos para o deputado.

Para o deputado Marroni este encontro oportunizou ouvir necessidades das entidades, como apoio para divulgação de um material que conte a história da Vó Ernestina e do quilombo. Para isto, ele afirma que estará trabalhando em cima da elaboração de uma cartilha que depois poderá ser utilizada, inclusive, pelos professores em sala de aula. Como exemplo, na semana da consciência negra. E para os próprios quilombolas, será fundamental para conhecerem sua história e, assim, poder criar mais vínculo de pertencimento.

Outros pedidos foram de cursos para promoção e capacitação dos quilombolas e dos jovens, recursos para agricultores poderem comprar matéria prima, incentivos para sementes e demais insumos, além de aquisições de cisternas.

Pedidos foram cursos para promoção e capacitação dos quilombolas e dos jovens. (Foto: Diones Forlan)

Marroni comentou que tem na Assembleia um projeto em tramitação que objetiva criar crédito emergencial para agricultura familiar que foi prejudicada estiagem ano passado ou  que passou por problemas enfrentados devido a pandemia, e isso culminou em pagar valores elevados para os insumos. Logo, a população também está pagando mais caro a cesta básica de alimentos.

O deputado ainda complementou que atua junto a todos da bancada de deputados federais do PT dependendo da área de atuação e dos temas específicos. Mas quanto as pautas da agricultura familiar, quilombolas e assentamentos de reforma agrária, ele fala que possui apoio do deputado federal Dionilson Marcon (PT) possibilitando pleitear políticas públicas que possam chegar do governo federal. “Dentro do município e na região nas áreas citadas acima o Flavio Almeida agora passa a integrar o nosso gabinete e do Marcon, onde quem precisar de contato conosco pode através dele obter”, citou.

Por fim, esteve reunido com o prefeito Rui Brizolara (DEM), durante a conversa foi ouvida as demandas do município, onde o deputado se colocou à disposição para poder buscar alternativas que possam auxiliar o município, principalmente relacionadas a área da saúde como mais recursos para manter pronto atendimento, dentre outros serviços. “Estaremos trabalhando junto a secretaria estadual de saúde para que possa repassar mais recursos”, declarou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome