4ª Feira Flores, Cores e Sabores é realizada em Morro Redondo

Evento foi realizado no domingo (9) e contou com diversas atividades. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Com o tema “O Que Te Faz Voltar a Ser Criança”, foi realizada no domingo (4) em Morro Redondo a 4ª Feira Flores, Cores e Sabores, na Praça Doze de Maio.

Durante o evento, realizado na Praça Doze de Maio, foram disponibilizadas várias atrações para o público, desde a exposições de carros antigos apresentação da Banda Municipal, Grupo Os Tordilhos, almoço nos restaurantes da cidade e empreendimentos do Roteiro Turístico Morro de Amores, brincadeiras antigas e rodas de leituras promovidas pelo Museu Histórico de Morro Redondo além de lançamento do livro infantil “O menino David e a terneirinha Bibi”, assim como contação de história realizada pela autora Mara Helena Saalfeld.

A programação ainda teve apresentações das Invernadas Mirim e Mini Mirim do CTG Cancela Grande, Mini espetáculo infantil com a presença do Patati e Patatá; Mônica e Cebolinha, brincadeiras de palco e distribuição de balões. Para finalizar o dia especial, ainda teve muita música com o Grupo Stipien e a dupla Mateus & Luciano.

Além disso, o espaço teve a presença de diversos expositores de artesanato, produtos e doces coloniais, agricultura familiar, flores, museu histórico, copas variadas, chopp artesanal, roda de carreta, espaço kids com brinquedos infláveis. Ainda teve estande da Associação de Pais dos Amigos dos Excepcionais (APAE) de Morro Redondo com vendas de cartelas para o bingo beneficente do dia 5 de novembro, busca de novos sócios, vendas de camisetas, arrecadação de tampinhas e pinturas faciais para as crianças.

Já no estande do Hospital Dr Ernesto Mauricio Arndt os visitantes puderam tirar dúvidas e acompanhar passo a passo das melhorias que estão sendo feitas na instituição. O local ainda disponibilizou a venda do cartão de contribuição com distribuição de brindes para quem adquiriu, venda da super rifa de Natal, informações sobre a Nota Fiscal gaúcha, exposição da planta baixa da obra de implantação das internações e distribuição de algodão doce. Além de conferirem os estandes as pessoas puderam trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo do Catar. Confira galeria de fotos do evento.

A presidente da Associação de Empreendedores de Turismo, Sabrina Waltzer, citou a satisfação da entidade em realizar a quarta edição da Feira, com um público cada vez maior, com muitos feirantes. Ela ainda destacou que a associação está em crescimento e agradeceu a comissão da festa.

O diretor do departamento de turismo, Pedro Vieira, destacou que a festa serviu pra comemorar a primavera que chega. “Ficamos muitos felizes por todos que nos visitam e marcam nas redes sociais o Roteiro Morro de Amores. Paralelo ao evento tivemos o encontro de carros antigos organizado pelo Benhur Castro, do Quiosque Romano, que foi um sucesso com em torno de 190 expositores”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Zanetti (União), agradeceu a todos os visitantes, empreendimentos e organizadores que, segundo ele, fazem acontecer às coisas no município.

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Evaldo Voss, ressaltou a honra da Emater em fazer parte dos eventos. “A feira é muito importante para os nossos empreendedores poderem comercializar os seus produtos, sendo mais uma fonte de renda”, disse.

O organizador do Encontro de Carros Antigos de Morro Redondo, Benhur Castro, promoveu um agradecimento a todos pela participação, “em especial a Eduardo Vahl e Ederson Neumann que não mediram esforços em lhe ajudar, ao convite da vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB) que acreditou em mim e ao pessoal da Abastecedora Waltzer pelo apoio e parceria”.

A gestora do Sebrae, Jussara Argoud, disse estar orgulhosa do resultado citando o sucesso desde a primeira edição da feira. “A comunidade está fazendo acontecer o turismo na cidade, ser parceira do desenvolvimento do turismo e de outras atividades é muito gratificante. Parabéns a todos envolvidos pela construção coletiva que faz toda diferença”, comemorou.

O professor do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),Diego Ribeiro, que também representou o Museu de Morro Redondo, relatou a satisfação de envolver a Universidade neste evento, e que sempre será parceira. Lembrou ainda que o Museu da cidade está sendo essencial, pois não trata-se somente de objetos, mas simo  trabalho da cultura ligado à memória. “Ou seja, sem cultura e memória não há vida”.

A prefeita em exercício Angelica Boettge dos Santos (PSDB), vice-prefeita do município, frisou a satisfação em ver a realização de mais uma festa do Roteiro Turístico Morro de Amores no município. “Vocês tem feito a história e a diferença no município, seja no que tange a parte econômica e pessoal, nos trazendo esperança de um novo dia”, destacou.

Além disso, promoveu agradecimento especial aos expositores, comissão responsável e a cada um dos presentes, “pois a feira é feita para os expositores, citamos também aqui os espaços institucionais e gastronômicos que apresentam o que tem de melhor na nossa culinária local”, disse.

Angelica ainda fez considerações sobre o setor do turismo no município. “Momento bastante delicado para o nosso turismo, que começou com sete empreendimentos, neste ano formaliza mais de 30 empreendimentos, mas, infelizmente, perdemos recentemente um guerreiro,, o professor Cilon Rodrigues, do Sítio Sonho Meu, que começou as primeiras conversas no município sobre o turismo”, lembrou.

A prefeita em exercício também ressaltou o trabalho realizado em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com a coordenadora Silvia Klumb, diretora Nara Reis da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pinto Martins e do professor Benhur Moraes, que estão realizando o projeto Jovem Rural. Ela agradeceu a todos os visitantes.

Homenagem

Durante o evento, também foi realizada uma homenagem ao professor Cilon Rodrigues, na qual a terapeuta holística Suzana Munsberg, em nome da Associação de Turismo, fez uma fala de homenagem de gratidão do seu irmão, o escritor Lauro Rodrigues, que destacou desde a Trilha de São Francisco e do embrião turístico Sítio Sonho Meu.

Ela ainda comentou que o grupo decidiu realizar a festa porque Cilon dizia que gostava de festa e que ela proporcionava alegria. “Com isso, celebramos com muita alegria, além de flores, cores e sabores”, apontou.

Ainda durante o momento, Jussara comentou que Cilon foi um dos primeiros a acreditar no turismo em Morro Redondo, vindo de Pelotas para o município. “Professor que muito acreditou com a realização do Sítio Sonho Meu. Num domingo anterior ao seu falecimento ele reuniu os familiares, amigos e se despediu, prevendo o que iria acontecer. Era um homem muito religioso, muito sentimental com uma aura incrível, hoje esta festa fica como homenagem a ele, com muita alegria”, disse.

Ao final, houve a execução da música Trem Bala, cantada por Sabrina Waltzer, juntamente com as autoridades e integrantes da comissão organizadora, lida por Cilon durante o último encontro no seu sítio.

O evento foi uma realização da Associação de Empreendedores de Turismo, Roteiro Turístico Morro de Amores, Prefeitura de Morro Redondo, Emater, Museu de Morro Redondo e secretaria de desenvolvimento rural e turismo. Este evento contou com patrocínios da Cerealista Bender, Conservas GB, Mercado Germany, Restaurante Point, RG Sul Internet, Sicredi, Acerte Agrícolas e Flores Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome