Morro Redondo: Comissão Organizadora da V Festa do Doce Colonial se reúne para os últimos preparativos

Comissão ajusta os últimos detalhes do evento. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de definir os detalhes finais para a realização da V Festa do Doce Colonial, que ocorrerá dias 10 e 11 de junho na Praça 12 de Maio, em Morro Redondo, a Comissão Organizadora se reuniu na manhã de quinta-feira dia (1º), no próprio local do Evento.

O local será preparado com o conceito temático da tradição doceira para receber os visitantes, visando que cada um tenha uma experiência única de forma que aqueles que viveram sua infância em meio a tachos e frutas possam ter a memória recriada.

Além da já tradicional feira de produtos coloniais, artesanatos e floricultura, a festa vai proporcionar aos visitantes a experiência de mexer o doce no tacho, oficinas de passa de pêssego e cucas, além de brincadeiras infantis e a dança da Polonese, na qual o público será convidado a participar e dançar. Tudo isso ao som de uma boa música do Expresso da Vaneira e a bandinha do Grupo Stiepen.

No sábado (10), a programação terá início com a Mateada Paulo Gustavo, um Encontro Cultural promovido pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para orientar o acesso às políticas públicas culturais, a partir das 9h. A abertura Oficial será às 13h30 e às 14h ocorrerá o 2º Doce Encontro Cultural, com apresentações de grupos visitantes. À noite, em homenagem ao Dia dos Namorados, a Casa Wille promoverá um jantar romântico.

“Essa Festa só se realiza porque, além do apoio da prefeitura e das instituições parceiras, temos o apoio da comunidade que ajuda a patrocinar diversas atividades para que possamos apresentar um Morro Redondo muito alegre, divertido e produtivo para o público que aqui estiver, gerando renda para a comunidade e mantendo viva a Tradição Doceira”, explica a vice-prefeita Angélica dos Santos.

A presidente da Associação de Empreendedores de Turismo de Morro Redondo (AETMORE),  entidade organizadora do evento, Sabrina Waltzer, fala com entusiasmo sobre a união para realizar a festa, que é a principal promovida pela AETMORE. “Essa festa permite mostrar e convidar o público a apreciar muitas manifestações culturais do nosso município como também dialogar com outras culturas. Aqui o turismo desempenha um importante papel revelando formas de festejar, de reviver brincadeiras, danças, práticas culinárias e também apresentando inovações entre tantas outras criações que o espírito comunitário proporciona” comemora.

Antes da festa, na próxima quarta-feira (7), haverá o II Seminário da Tradição Doceira, organizado pelo Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Tradição Doceira e que tem o objetivo de manter a tradição viva através de debates e ações que possam qualificar os processos de fabricação e comercialização do doce colonial, com a presença de pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante o Seminário, haverá uma aula show da Faculdade de Gastronomia da UFPel, na qual alunos desenvolverão uma sobremesa a base de figo e marmelo. A atividade será no Centro de Eventos Valdino Krause, a partir das 13h30.

O Seminário abrange a comunidade de Morro Redondo, da cidade e do meio rural, e os demais municípios que detém a tradição doceira: Pelotas, Capão do Leão, Turuçu e Arroio do Padre.

A extensa programação promove bastante trabalho para os membros da Comissão Organizadora, que, apesar disso, diz estar satisfeita e confiante de que será uma festa contagiante.

A V Festa do Doce Colonial é uma realização do Roteiro Turístico Morro de Amores e AETMORE, com patrocinador oficial do Banrisul e apoio da Prefeitura de Morro Redondo, Museu Histórico de Morro Redondo, Emater/RS-Ascar e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação

7 de junho – Quarta-feira

II Seminário da Tradição Doceira
Horário: 13h30
Local: Centro Cultural de Eventos Valdino Krause

10 de junho – Sábado

9h – Mateada Paulo Gustavo Caravanas Culturais: Encontro Cultural da Azonasul
Local: Centro Cultural de Eventos Valdino Krause

13h30 – Abertura Oficial
Local: Praça 12 de Maio

14h – 2º Doce Encontro Cultural
Local: Praça 12 de Maio

19h – Jantar Romântico do Dia dos Namorados
Local: Casa Wille | Contato: (53) 99165-2436

11 de junho – Domingo

10h – Abertura da Feira Local: Praça 12 de Maio Waltzer Musik – Escola de Música
Brincadeiras Coloniais
Local: Praça 12 de Maio

12h – Almoço nos empreendimentos do Roteiro Morro de Amores

13h – Grupo Stiepen Dança da Polonese com o público
Local: Praça 12 de Maio

15h30 – Expresso da Vaneira
Local: Praça 12 de Maio

Ao longo da programação: Doce Fristick, exposições, Feira de Artesanato, bancas com produtos coloniais, brinquedos infláveis gratuitos | museu histórico aberto à visitação

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome