No último dia 11, ocorreu no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause a apresentação final dos projetos pedagógicos do segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto Cunha, desde as séries iniciais ao 9° ano do ensino fundamental.
As temáticas contemplaram como tema principal o Rio Grande do Sul. Estiveram presentes o prefeito Diocélio Jaeckel (PTB), a coordenadora da EJA, Carla Kuhn, o diretor da escola, Gilmar Pedrotti, o vereador Thiarles Schneider (PT), o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Anderson Güths (Teko), professores, a diretora do Colégio Nosso Senhor do Bonfim, Raquel Muller, familiares, dentre outros.
Os alunos das séries iniciais apresentaram o livro “Construção do Rio Grande do Sul”, através de exposição de fotografias e relatos de descendentes de imigrantes, negros e indígenas do município, mostrando a identidade e histórias de vida. Já os alunos do 6º ano confeccionaram a maquete de uma charqueada, além de terem feito uma pesquisa sobre a história das charqueadas de Pelotas, desde o processo de fabricação até o impacto na economia da época.
Os alunos do 7º ano relataram uma dramatização de um conto de Simões Lopes Neto, com interpretação, compreensão e transcrição para forma de diálogos. O 8º ano apresentou uma coreografia de um espetáculo gaúcho com dança tradicional e declamação de poesias. Por fim, o 9º ano, através das artes por intermédio de xilogravuras, com imagens icônicas, representou a identidade e cotidianos do Rio Grande do Sul.
Inscrições para o próximo ano
As inscrições para a EJA 2020 estão abertas e podem ser feitas diretamente na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. É necessária a apresentação da seguinte documentação para efetuar a matrícula: comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, Número de Identificação Social (NIS) – em caso de possuir Cadastro Único -, carteira de identidade, CPF e histórico escolar.
A oferta no próximo semestre será dos anos iniciais ao 9º ano do ensino fundamental e as aulas serão ministradas na Emef Alberto Cunha no turno da noite. A idade mínima para o ingresso é de 15 anos.