V Festa do Doce Colonial de Morro Redondo recebe bom público

Festa do Doce Colonial reuniu grande público em Morro Redondo, com atividades diversas, para todos os públicos. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Com boa presença de público, Morro Redondo realizou, entre os dias 10 e 11 de junho, a V Festa do Doce Colonial, promovida pelo Roteiro Turístico Morro de Amores e Associação de Empreendedores de Turismo de Morro Redondo (AETMORE).

O primeiro dia, sábado (10), contou com a 1ª Mateada Paulo Gustavo, Caravanas Culturais na parte da manhã. À tarde foi realizada a abertura oficial e 2º Doce Encontro Cultural com a participação de grupos folclóricos da região, CTG Cancela Grande de Morro Redondo – com as invernadas Mini Mirim, Mirim e Juvenil -, Grupo Bloco Vó Ernestina, de Morro Redondo, Banda Marcial de Morro Redondo, FolkArt Instrutoria Folclórica Jaguarão, Escola de Samba Mirim Aprendizes do Samba, de Arroio Grande, e o Grupo de Dança Folclórica Bauernkreis, de Canguçu.

No domingo (11), a programação iniciou na parte da manhã, no Waltzer Musik Escola de Música, onde foram realizadas diversas apresentações dos alunos da professora Sabrina Waltzer e do professor Lazaro Krolow, além de brincadeiras coloniais.

À tarde, foi a vez do Grupo Stiepen e, num momento especial com apoio do pastor emérito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), Jorge Signorini, foi feita a Dança da Polonese, que contou com a participação do público.

O encerramento do evento ficou a cargo do grupo Expresso da Vaneira. Em paralelo, o público acompanhou a confecção do doce fristik, a experiência de mexer o doce no tacho, que contou com a doceira Zilda Oliveira, e ainda oficinas de passa de pêssego e de cucas, com a Priscila Danda, feira de artesanato, bancas com produtos coloniais, floricultura, brinquedos infláveis gratuitos e o Museu Histórico, que esteve aberto à visitação.

Sabrina, que também é residente da AETMORE, agradeceu as autoridades presentes no evento e a todos que colaboraram, além dos empreendedores e expositores. Ela ainda citou os membros da comissão de festas, Gustavo Vidart, Pedro Vieira, Vivian Rickes Rosa (PSDB), Letícia Santos (PSDB), Angélica Boettge dos Santos (PSDB), Edith Buttow e Adriane Lobo. Um agradecimento especial a todos que vieram nos prestigiar.

A presidente ainda agradeceu, em especial, ao Banrisul, por ser o patrocinador oficial, contemplado no edital patrocínios, através do Roteiro Morro de Amores, com o projeto “Desenvolvendo a cultura e economia local”.

Ela ainda citou outros parceiros, como Supermercado Campino, Comercial Agropecuária Princesa, Sítio Renascer dos Sonhos, Sicredi, Mercado Germany, Conservas GB, Abastecedora Waltzer, Mafra, RG Sul Internet, Restaurante Point, Romeu Lanches, Cerealista Bender, Sobrado das Plantas, Paulista Cerealista, Conservas Citral e a Prefeitura de Morro Redondo, além da parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Emater/RS-Ascar e ao Museu.

Representando o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, a extensionista Adriane Lobo disse ser uma honra participar da Comissão Organizadora.

“O nosso envolvimento está direcionado para a agricultura familiar. Através destas festas podemos mostrar o que produzimos aqui para os turistas por intermédio do artesanato, agroindústrias com elaboração de doces, panificados dentre outros”, explicou.

O Patrão da Campeira do CTG Cancela Grande, Edo Ropke, parabenizou pelo evento que , segundo ele, serviu para mostrar e desenvolver cada vez mais a cultura local.

Outro que esteve presente no evento foi o presidente da Câmara de Vereadores, Maico Vega (União), que agradeceu a presença de todos, organizadores, expositores, dizendo que o Legislativo é parceiro para ajudar em todos os eventos. A festa também foi elogiada pelo diretor de turismo Pedro Vieira, que relatou a oportunidade proposta pelo evento em discutir e mostrar a cultura.

Representando o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o secretário estadual Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou que o evento foi importante para o município e o estado e destacou a participação da administração estadual. “O nosso governador é o mais presente e que se aproxima de todos os municípios, aqui bem representado pela Emater, Banrisul, Conselho de Cultura, são todos parceiros e colaboram com os eventos do município. Um governo que se importa com as pessoas. Feliz por estar presente nesta 5º edição da festa de reconhecimento da tradição doceira e que siga trazendo cada vez mais progresso cultural para todos”, disse.

A relevância do evento também foi destacada pela coordenadora do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC), Anelize Carriconde. Ela lembrou que houve oportunidade para debater a Lei Paulo Gustavo com os dirigentes de cultura do município e da região, além de proporcionar uma integração entre as apresentações culturais dos municípios.

O último a falar foi o prefeito Rui Brizolara (União), para quem o evento também é uma oportunidade para valorizar a cultura e os investimentos realizados no setor. “Neste evento estamos comemorando os recursos que virão através da cultura para o município e inclusive para este evento. Geralmente eram só recursos do município, mas agora agregou o Banrisul”, salientou.

O chefe do Executivo morro-redondense ainda afirmou que a festa não trata somente do doce colonial, mas busca manter a tradição doceira viva, “para que os jovens possam manter isto para o futuro. Os aportes dos governos estadual e federal irão fortalecer os nossos eventos e enaltecer cada vez mais a cultura local”, celebrou, parabenizando os organizadores e agradecendo aos visitantes e 40 expositores.

O evento teve patrocínio oficial Banrisul, apoio da Prefeitura de Morro Redondo, Museu Histórico de Morro Redondo, Emater/RS-Ascar e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira uma galeria completa no site https://www.jornaltradicao.com.br/galerias/v-festa-do-doce-colonial-de-morro-redondo/

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome