Jaguarão sedia Morfologia Passaporte de Cavalos Crioulos

Atividades iniciaram nesta sexta-feira (27). (Foto: Leandro Vieira)

Foto: Leandro Vieira

Foi dada a largada. Pela primeira vez na história, Jaguarão está recebendo a Morfologia Passaporte. A competição organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão, teve inicio na manhã de hoje (27) no Sindicato Rural com a inscrição de 96 animais para a morfologia e 56 duplas para as paleteadas.

Durante a manhã, houve a concentração de machos e a admissão do passaporte. No período da tarde ocorre o passaporte de incentivo potranco menor e maior e às 18 horas será realizada uma confraternização na sede.

Para sábado, está programada a continuação do passaporte e o pré-lançamento do projeto do livro de Tunico Fagundes, que será lançado na Expointer deste ano. “[O livro] conta a história do Freio de Ouro e muitas das histórias do livro são histórias que aconteceram nos primeiros movimentos funcionais que ocorreram em Jaguarão, que deram origem ao Freio de Ouro”. Além disso, haverá uma celebração aos 40 anos do Freio de Ouro com shows.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (NCCCJ), Daniel Jaeger Gonçalves da Silva, está orgulhoso pela realização do evento. “O Freio de Ouro surgiu em Jaguarão, nada mais justo que essa comemoração seja feita aqui, estamos contentes em sediar uma Passaporte em Guarapuava e esperamos que a programação agrade a todos os expositores, admiradores e simpatizantes da raça Crioula”, disse.

Ele ainda destaca que o NCCCJ  promoverá um resgate do Rincão da Égua. “Na época dos movimentos funcionais, tinha o Rincão da Égua, um local de encontro com barracas dos criadores e ali se formou muito das discussões não tão formais, informais de como as coisas iriam evoluir e como iriam se caracterizar as provas. O Núcleo está construindo um caramanchão, um pergolado, para ficar um local que relembre o passado. Tem uma placa da época que será colocada no local e também será uma homenagem a um criador que representará todos aqueles que colaboraram com a Raça e com as provas funcionais desde o começo”, disse.

O Presidente do Núcleo revela que o homenageado será um dos criadores que atuaram na épica. “O Sr. Oswaldo Pons, como símbolo dos criadores que participaram e porque ganhou o primeiro Freio de Ouro” afirmou, ressaltando que será uma forma de homenagear os criadores de fora de Jaguarão que também ajudaram

Com informações da ABCCC

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome