O município de Jaguarão possui área de 2.054 km², boa parte dedicada a produção agropecuária, setor importante na economia local. A população rural de Jaguarão representa 6,5% da população total do município, segundo dados disponibilizados do último censo demográfico do IBGE realizado em 2010 e desde 1966 conta com a parceria e os serviços de extensão rural, assistência técnica e social oferecidos pela Emater/RS-Ascar também aos quilombolas e pescadores artesanais em parceria com a Prefeitura Municipal e secretarias.
Até o mês de novembro foram 3.188 atendimentos prestados a 293 famílias no meio rural, pelos quatro técnicos lotados no Escritório Municipal. O público prioritário assistido pela extensão rural, e o de maior concentração no município é formado por pecuaristas familiares, seguido de agricultores familiares, quilombolas e pescadores artesanais que recebem deste serviço público orientações técnicas em culturas e criações, irrigação, açudagem, saúde, segurança alimentar, gestão ambiental, plantas bioativas, artesanato, acesso a políticas públicas, solos, agroindústria e crédito rural.
Até o mês de outubro foram elaborados 60 projetos de crédito rural pelos técnicos da Emater, atingindo um valor total de R$ 2.978.455,00, a maioria para a agricultura familiar enquadradas no Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF). Em dezembro, o serviço de Extensão Rural de Jaguarão completa 56 anos de atividades junto ao público rural e parcerias.
No município, as principais culturas em extensão de área são a soja, que ocupa uma área de 48 mil hectares, seguido do arroz, trigo e milho. Na pecuária, o rebanho bovino é de cerca de 99 mil cabeças e 44,6 mil cabeças de ovinos, sendo esta atividade presente na maior parte dos 614 estabelecimentos rurais do município. O artesanato de lã no município é um destaque na agregação de valor da produção ovina, transformando a lã em fio e peças de vestimenta, acessórios e decoração, acrescendo o valor do quilo da lã em mais de 40 vezes somente na produção do fio.
As propriedades familiares, com até 160 hectares, correspondem a 65% dos estabelecimentos e ocupam área de 9,4% do total do município. As propriedades mais próximas ao meio urbano dedicam-se principalmente a pecuária leiteira e produção de hortaliças. Estes últimos comercializam a produção em feiras, no comércio local e institucional.
Este ano foram ofertados para comercialização no Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) 17 produtos olerícolas, em um total de 3.970 quilos e 7.950 unidades, 3 mil litros de leite tipo C e 200 quilos de mel, totalizando o valor de R$ 53.514,30, gerando renda para 10 famílias de agricultores familiares e oferecendo aos estudantes do município alimentação de qualidade produzida em Jaguarão.
O município possui ainda uma Comunidade Quilombola, o Quilombo Madeira, localizada na comunidade do Cerrito. Há também famílias de pescadores artesanais, boa parte residentes no entorno do Rio Jaguarão, que comercializam sua produção no município e peixarias.