Na tarde de quinta-feira (5), ocorreu o 3º Concurso Municipal da Qualidade do Mel, organizado pelo Escritório da Emater/RS-Ascar de Jaguarão, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e do Sindicato Rural de Jaguarão.
O evento ocorreu no parque do Sindicato Rural e teve por objetivo avaliar a qualidade do mel produzido no município. O grupo de jurados, formado pelo engenheiro agrônomo Carlos Lopez Feijó, por Erica Fernandez Barreiros, representando o Sindicato Rural, e Lindolfo Holdefer, secretário do Desenvolvimento Rural, degustaram as amostras de mel inscritas, avaliando a apresentação, cor, aroma e sabor, nas categorias mel claro e escuro.
Enquanto acontecia o julgamento, os participantes debateram sobre a atual situação da apicultura no município. O apicultor Celso Batalha das Neves apresentou a estrutura de sua agroindústria de mel, que estará em funcionamento na localidade da Perdiz.
Na classificação do concurso, o primeiro lugar na categoria mel claro foi conquistado pelo apicultor Celso Batalha das Neves, com Carlos Ubiratam Martins em segundo. Na categoria mel escuro, o vencedor foi Rodrigo Porciúncula Garcia, com Alexandro Rodrigues em segundo.
Os classificados no concurso municipal representarão o município no 5° Concurso Regional da Qualidade do Mel, que ocorrera no próximo domingo (15), em Morro Redondo.
Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Jonas Barreiros, os vereadores Enio Rigatti e Lisandro Lenz, Patricia Tomaschewsk e Doralice Botelho, representando o Sicredi, Renan Vieira Nunes representando o Banrisul e Fernando Silva Bessa, proprietário da empresa Agrolu, que patrocinou o evento.