Artesã de Jaguarão recebe título de mestra da cultura popular de lã

Nilza Peres de Oliveira com seus troféus regional, nacional e mundial (Foto: Juliana Lima/JTR)

A artesã jaguarense Nilza Peres de Oliveira é reconhecida pelo prêmio Cultura Popular, do Ministério da Cidadania, através do seu dedicado trabalho com lã crua. O concurso está em sua 7ª edição e tem como principal objetivo reconhecer o significado das tradições da cultura popular, contando com a inscrição de milhares de pessoas em todo o estado, sendo Jaguarão o grande vitorioso.

De acordo com Nilza, sua paixão pela lã crua começou aos cinco anos de idade. Ser destaque foi uma emoção e valorização de seu trabalho. “Sou completamente apaixonada pelo que faço e tenho muito orgulho de passar meus conhecimentos para outras pessoas de forma gratuita”, disse.

Ela ainda destaca que aprendeu a lidar com o fio com a mãe e avó. “Como meus pais criavam muitas ovelhas em nossa propriedade, em Pinheiro Machado, elas me ensinaram a lavar, cardar e fiar. Na medida em que fui crescendo, aprendi outras técnicas para trabalhar com a lã, como o tricot, crochê e tecelagem. Minha motivação maior foi de preservar o conhecimento de meus ancestrais e passar essas técnicas, principalmente as do Jacquard, para as mulheres de Jaguarão, minha cidade de coração”, finalizou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome