Jaguarão: História do Freio de Ouro será contada durante as comemorações dos 40 anos do Concurso

Escritor Tunico Fagundes relembra o período pré Freio de Ouro. (Foto: Divulgação)

O Concurso Freio de Ouro, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC) está comemorando 40 anos e a data será comemorada no berço do Freio, entre os dias 27, 28 e 29 de maio, quando Jaguarão será palco para a realização do evento.

Serão dias de muita emoção e atividades no Parque do Sindicato Rural. Na ocasião, haverá paleteadas, passaportes (pela 1ª vez no município) e também o pré-lançamento do livro “Freio de Ouro”, de Tunico Fagundes.

Segundo o autor, serão dois exemplares, um que contará a história pré Freio de Ouro (antes dos anos 80) e o segundo pós Freio de Ouro, dos anos 80 até atualmente.
Em Jaguarão, o pré-lançamento do primeiro volume, com 150 páginas, acontecerá no dia 29 de maio. A obra remeterá aos leitores a história de onde tudo começou, baseado nas quatros funcionais que aconteceram no município entre 1978 a 1981, e originaram o concurso. Entre as páginas, o autor ressalta todo o mérito dos homens campeiros.

O escritor
José Antônio Marques Fagundes, mais conhecido como Tunico Fagundes, é natural de Uruguaiana. Formou-se em Medicina Veterinária, foi docente na Pontíficia Universidade Católica (PUC) de Uruguaiana no curso de Zootecnia, presidente da ABCCC, da Associação Rural e Sindicato Rural, além de secretário municipal por três mandatos. Também foi provedor da Santa Casa. Na sua trajetória como escritor, já publicou um livro de crônicas chamado “Campereando”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome