O Concurso Freio de Ouro, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC) está comemorando 40 anos e a data será comemorada no berço do Freio, entre os dias 27, 28 e 29 de maio, quando Jaguarão será palco para a realização do evento.
Serão dias de muita emoção e atividades no Parque do Sindicato Rural. Na ocasião, haverá paleteadas, passaportes (pela 1ª vez no município) e também o pré-lançamento do livro “Freio de Ouro”, de Tunico Fagundes.
Segundo o autor, serão dois exemplares, um que contará a história pré Freio de Ouro (antes dos anos 80) e o segundo pós Freio de Ouro, dos anos 80 até atualmente.
Em Jaguarão, o pré-lançamento do primeiro volume, com 150 páginas, acontecerá no dia 29 de maio. A obra remeterá aos leitores a história de onde tudo começou, baseado nas quatros funcionais que aconteceram no município entre 1978 a 1981, e originaram o concurso. Entre as páginas, o autor ressalta todo o mérito dos homens campeiros.
O escritor
José Antônio Marques Fagundes, mais conhecido como Tunico Fagundes, é natural de Uruguaiana. Formou-se em Medicina Veterinária, foi docente na Pontíficia Universidade Católica (PUC) de Uruguaiana no curso de Zootecnia, presidente da ABCCC, da Associação Rural e Sindicato Rural, além de secretário municipal por três mandatos. Também foi provedor da Santa Casa. Na sua trajetória como escritor, já publicou um livro de crônicas chamado “Campereando”.