Especial JTR: Dez dias para enaltecer a cultura gaúcha em Cerrito

Shows acontecem até o domingo (22) (Foto: Divulgação)

Uma das maiores Semanas Farroupilhas da Zona Sul está sendo realizada em Cerrito: com dez dias de atividades, os festejos que iniciaram no dia 13 de setembro, com a chegada do fogo simbólico conduzido pelo grupo Lanceiros do Cerro até o Largo Canguçu, vão até o domingo (22).

Prefeito Douglas Silveira recebeu o fogo simbólico, marcando o início da Semana Farroupilha de Cerrito (Foto: Divulgação)

Com um crescente destaque na região, o município preza pela qualidade em shows com artistas de renome no cenário gaúcho e das ações que tornam a comemoração única.
“Há um diferencial na Semana, que é o apoio das entidades ligadas ao tradicionalismo e também daquelas que não são, sendo essa uma grande parceria que proporciona rondas no Galpão Crioulo, bem como as tradicionais jantas típicas da culinária campeira”, afirma o prefeito Douglas Silveira (Progressistas), ressaltando que são distribuídos gratuitamente, em média, 400 pratos por noite, tornando-se uma marca dos festejos da cidade.

No ano passado, a praça de alimentação movimentou mais de R$ 150 mil em sete dias. Para este ano, houve um aumento no local com 26 espaços para comercialização. Além disso, a programação contou com um público aproximado de 26 mil, número que o prefeito espera que cresça.

Conforme Silveira, o investimento na Semana Farroupilha – oriundo de recursos da Lei Rouanet e do Departamento Municipal de Cultura, atualmente ligado ao gabinete do Executivo – é importante para o município. “Temos que promover lazer, cultura e turismo. Por trás disso, há o desenvolvimento e a visibilidade local”, diz ele, que acrescenta: “O sentimento é de realização, de dever cumprido”.

Shows e Desfile de Cavalarianos
Artistas como Berenice Azambuja, Grupo Pataço, Xiru Missioneiro, Tchê Guri e Grupo Querência passaram pela Alameda João Damasceno Caldeira durante a semana. Ainda, se apresentarão hoje (20) o Grupo Gineteada, sábado (21) o Rodeio dos Ventos e domingo (22) o Tchê Garotos, à noite.
Já o Desfile de Cavalarianos acontecerá no dia 20, a partir das 15h, com saída do Oásis Balneário. A expectativa é que o número de participantes ultrapasse 200.

Homenagem a Ori Caldeira
Pecuarista, agricultor e empresário no ramo de olarias de tijolos e telhas, Ori Vergara Caldeira foi um dos pioneiros na exportação de tijolos via férrea para Rio Grande.
Ele foi um dos grandes incentivadores da cultura tradicionalista, sendo sócio fundador do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fogo de Chão e contribuindo também na construção do Clube Cerritense, Igreja Imaculado Coração de Maria (Vila Cerrito) e o Hospital da Policlínica São José.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome