Projeto Cidade do Agro é lançado no Capão do Leão

Iniciativa tem como objetivo fortalecer o agronegócio na região Sul do Rio Grande do Sul. (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

O prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt (PP), acompanha­do por parte do secretariado mu­nicipal, participou, na sexta-feira (10), do lançamento do projeto Cidade do Agro. O evento foi re­alizado no Clube Campestre, lo­calizado na avenida Três de Maio, nº 1017, em Capão do Leão. A ini­ciativa tem como objetivo forta­lecer o agronegócio na região Sul do Rio Grande do Sul por meio da integração entre produtores, empresas, universidades, insti­tuições de pesquisa e lideranças públicas e privadas.

Segundo um dos idealizado­res do projeto e produtor rural de Capão do Leão, Lauro Ribei­ro, a proposta surgiu a partir do reconhecimento da capacida­de de recuperação da Metade Sul do Estado após as enchen­tes de 2024.

“É com essa força que temos hoje, que estamos planejando o futuro. A Cidade do Agro nasce para conectar o campo, a tradi­ção, as cidades, empresas, uni­versidades, instituições e pes­soas que acreditam na região”, afirma Ribeiro.

Ainda de acordo com o ide­alizador, a Cidade do Agro está voltada à aproximação entre pro­dutores, empresas, universidades, instituições de pesquisa e lide­ranças públicas e privadas, crian­do um ambiente direcionado à valorização das cadeias pro­dutivas, à geração de oportu­nidades e ao fortalecimento do agronegócio no Sul do Rio Grande do Sul.

Localizado no bairro Parque Fragata, próximo às BRs 116 e 293, em Capão do Leão, o empreendi­mento tem como propósito criar um novo ecossistema de cone­xão entre o agronegócio, o co­nhecimento, a cultura e o desen­volvimento regional.

“Trata-se de um ecossiste­ma vivo pensado para funcio­nar o ano inteiro onde o campo se conecta com a cidade, em­presas encontram espaços para demonstrar soluções. A Cidade do Agro pretende ser uma pla­taforma de desenvolvimento permanente, reunindo educa­ção, pesquisa aplicada, unidades demonstrativas, inovação, rela­cionamento empresarial, cultu­ra e atração de investimentos”, conclui Ribeiro.

Em junho, o projeto Cidade do Agro foi apresentado aos ve­readores durante sessão no ple­nário da Câmara Municipal. Na ocasião, foram discutidos as­pectos relacionados à infraes­trutura do local, à atração de in­vestimentos e à criação de um ambiente favorável para a ins­talação de empresas, serviços e atividades ligadas ao setor agropecuário.

Também produtor rural, o prefeito Vilmar Schmitt (PP) afir­mou que a implantação da Ci­dade do Agro contribuirá para o crescimento e a projeção de Capão do Leão.

“Esse projeto é fenomenal. Estou feliz com esta notícia. A prefeitura está de portas aber­tas para ajudar no que for preciso. Com certeza a nossa região dará um salto de qualidade através do Agronegócio”, pontua Schmitt.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome