Emater/RS entrega alevinos aos produtores rurais em Capão do Leão

Técnico Agropecuário Edenilson de Oliveira e o produtor rural João Carlos Timm, morador de Capão do Leão na BR-116 Km 30 (Fotos: Gerson Baldassari/JTR)

Nesta segunda-feira (6), a Emater/RS de Capão do Leão entregou para 30 produtores rurais cerca de 19 mil alevinos que foram transportados pela empresa de piscicultura Amorim, situada na BR-116 Km 378 – Porteiro Grande, cidade de Sentinela do Sul, próxima da capital à 91 quilômetros.

O responsável pelo transporte dos peixinhos é Gelson Amorim, que segundo ele, para não morrerem no meio do caminho é necessário certos cuidados. “Dois dias antes da viagem os peixinhos ficam num tanque, conhecido como laboratório, sem alimentação, onde são separados e ensacados. Eles conseguem suportar cerca de 20 horas, nesses sacos com água. Nossa orientação ao produtor é de que ao chegar na propriedade os peixinhos devem ser colocados no açude e alimentados com ração ou adubo orgânico”, explicou Amorim.

De acordo com o Técnico Agropecuário Edenilson de Oliveira, para que o produtor tenha sucesso ao soltar os alevinos nos açudes é necessário alguns cuidados: os alevinos devem ser soltos sempre na parte rasa do açude. Colocar as embalagens com os peixinhos, ainda fechadas na água do açude e esperar por alguns minutos. Abrir um buraco na embalagem e comparar as temperaturas da água da embalagem e da água do açude. Se houver diferença de temperatura o produtor deve colocar um pouco de água do açude dentro da embalagem misturando lentamente por uns dez minutos. Feito isso, após o equilíbrio de temperatura das águas, o produtor deve deixar que os peixinhos saiam da embalagem para o açude por conta própria.

Esses cuidados são essenciais, porque dão mais segurança e dificilmente ocorrerá a perda de alevinos. A piscicultura é uma novidade para certos produtores que estão experimentando pela primeira vez em Capão do Leão. As especies mais solicitadas pelos produtores à Emater/RS foram; carpa-capim, carpa húngara, jundiá, tilápia, traíra e traírão. Dentro de um ano os peixinhos devem pesar cerca de um quilo, alguns até mais e já podem serem consumidos pelos produtores”, finalizou Edenilson.

Técnico Agropecuário Edenilson de Oliveira e o responsável pelo transporte dos alevinos, Gelson Amorim

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome