
A recente história de 41 anos do Capão do Leão é acompanhada muito de perto por sucessivas equipes que compõem o escritório da Emater/RS-Ascar no município.
Com 37 anos de atuação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Ascar) somente em 2022 assistiu de forma gratuita 240 famílias no município. De acordo com a equipe da unidade, o público é diverso: reúne agricultores e pecuaristas familiares, assentados e agricultores urbanos.
Atualmente, o Plano Anual de Trabalho do Escritório Municipal desenvolve 35 atividades a fim de contribuir de forma planejada e contínua para o desenvolvimento econômico, cultural e social do meio rural do Capão do Leão – município cuja área totaliza 750 metros quadrados.
As principais ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) colocadas em prática têm vários focos de atuação. A equipe da unidade, composta pela extensionista rural da área social Cristina Costa Schramm, pelo médico veterinário Héctor Diaz, pela assistente administrativa Liziane Pereira Cunha, pelo técnico agropecuário Ezequiel Pereira da Silva e pelo técnico em agropecuária e chefe do Escritório Municipal, Edenilson Batista de Oliveira, trabalha com solos, segurança e soberania alimentar, bovinocultura de leite, agroindústria e pecuária familiar.
Mas não apenas. A Emater acompanha e monitora a implementação de políticas públicas na execução da Aters em âmbito municipal, estadual e federal.
De ordem municipal há o Programa de Distribuição de Calcário e a Patrulha Agrícola; no estadual, o Fundo de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho; e na esfera federal o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp) e o Crédito Fundiário.
Na área social, com o objetivo de garantir bem-estar social e direitos básicos, o Escritório Municipal elabora e executa anualmente um plano socioassistencial no qual são atendidos 75 usuários. São contemplados serviços nas áreas de saúde, educação, segurança e soberania alimentar, além de iniciativas no sentido de melhorar as condições de renda das famílias assistidas.
Concurso de Qualidade do Mel
A Emater contribuiu também para a programação de aniversário do Capão do Leão com a realização do 6º Concurso Regional de Qualidade do Mel no CTG Tropeiros do Sul. A promoção foi do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, com sede em Pelotas. O evento, realizado na quarta-feira (3), contou com a participação de apicultores de 16 municípios da área de abrangência do Escritório Regional.
O produto foi avaliado nas categorias claro e escuro dos apicultores classificados em primeiro e segundo lugares nos concursos municipais – realizados previamente. Neste concurso os méis foram avaliados por jurados leigos e não leigos que analisaram as duas categorias quanto a cor/aspecto, aroma e sabor.
A Emater ofereceu troféu e premiação aos três primeiros classificados por categoria. Os demais receberam certificado de participação. O concurso integrou a programação do aniversário do Capão do Leão, que começou oficialmente dia 27 de abril.