Capão do Leão: Rua Severino Beléia, no centro, recebe asfalto fresado

Asfalto melhora a trafegabilidade da rua e acaba com poeira e buracos. (Foto: Divulgação)

A rua Severino Beléia, localizada entre as ruas Tomas Aquini e Joana Condi Pucci, no centro, com 770 m² de área, teve pavimentação com asfalto fresado concluída no dia 30 de julho.

É mais uma obra da gestão “Por Uma Cidade Melhor”, de Schmitt (PP) e Jéferson Antuarte (PSD), em parceria com as empresas SBS Engenharia e Ecosul. O método utilizado é o fresado de asfalto, que deixa a rua com boa condição de trafegabilidade, acabando com a poeira e buracos, e é usado em vias de trânsito leve. A gestão municipal trabalha com perspectiva de que mais ruas do município sejam contempladas com esse material.

De acordo com o secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Hugo Alexandre, o modelo é denominado de TSD (pavimento com mistura no local) que segue etapas de aplicação. Inicialmente é feita a regularização da tubulação pluvial e caixas coletoras. O próximo passo é gabaritar a via para nivelação e colocação de meio-fio. Após, é feita a remoção do material excedente na via para aplicação e compactação da base. Feito isso, inicia-se a aplicação, a regularização e compactação do fresado asfáltico.

Já na parte final, é feito o tratamento superficial com emulsão asfáltica (RR-2C) e, para concluir o acabamento, é colocada areia média. A mão de obra foi realizada por funcionários da prefeitura. A aplicação da emulsão (RR) foi pela empresa SBS e a doação do fresado asfáltico foi da Empresa Ecosul. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Schmitt (PP), pelo secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Hugo Alexandre, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Renato Miranda (MDB), e pela vereadora, Fernanda Ribeiro (PP).

Nesta semana, às máquinas da prefeitura realizaram os primeiros preparativos na rua ao lado, Alaíde Cerda Bréa, que também receberá asfalto fresado.