O município de Capão do Leão foi contemplado na terça-feira (23) com a assinatura de um convênio no valor de R$ 1,5 milhão para a implantação da rede de abastecimento de água potável nos assentamentos Construtores da Palma e 15 de novembro, localizados na área da Embrapa.
O ato ocorreu no Assentamento da Palma e contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi; do superintendente regional do Incra, Paulo Mioranza; além de representantes sindicais, da Embrapa, da Emater/Ascar-RS, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de prefeitos da região, vereadores e representantes de entidades governamentais e não governamentais. Também participaram o deputado federal Dionilso Marcon (PT), representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), secretários municipais de Capão do Leão e de municípios da região.
O prefeito Vilmar Schmitt (PP) saudou os presentes e destacou a importância da assinatura do convênio.
“A assinatura deste convênio é importantíssima para as famílias dos dois assentamentos de Capão do Leão. É um sonho antigo sendo realizado. Me sinto honrado em assinar este contrato com o Incra. A Prefeitura de Capão do Leão está de portas abertas e fará todo empenho possível no andamento das ações administrativas para que essa obra inicie o quanto antes”, diz Schmitt.
O superintendente regional do Incra, ressaltou a relevância do investimento para as famílias beneficiadas.
“Esse recurso é fundamental para que a gente vá dando passos e que essa infraestrutura leve água. E, ao levar água, leve dignidade, saúde e condição de vida especial a todas as famílias contempladas. Para chegarmos até este momento, foi muita luta, muita organização, e o Incra seguirá levando políticas públicas a todos os territórios que delas precisarem”, afirma.
O presidente nacional, falou sobre a história da reforma agrária no Rio Grande do Sul e mencionou desafios enfrentados pelo órgão em governos anteriores.
“É com orgulho que podemos dizer aos prefeitos que estamos colocando recursos na reforma agrária. Poder viver ações que irão levar água potável às famílias dos assentados é tornar um sonho em realidade, é simplesmente fantástico”, conclui Aldrighi.
Representando os assentamentos da Embrapa e da Palma, Evandro Zatti afirmou que a assinatura do contrato entre a Prefeitura e o Incra é um marco histórico para as comunidades.
Segundo ele, as famílias estão assentadas há mais de 30 anos sem acesso à água potável. Atualmente, a água utilizada nos assentamentos é transportada por caminhões-pipa da prefeitura, mas, em alguns períodos, o abastecimento se torna insuficiente.
“Abrimos poços, cacimbas, mas todas eram impróprias ao consumo humano. Então, tivemos que partir para outras alternativas, que foi recorrer a outras esferas governamentais”, explica Zatti.
Ele acrescentou que a próxima etapa será a adequação técnica do projeto.
“Agora precisamos atualizar o projeto da obra conforme as normas da Corsan, e a prefeitura precisa abrir licitação para contratar a empresa vencedora para realizar a obra”, finaliza.
Para o vereador Renato Póvoa (PT), a parceria entre a Prefeitura e o Incra contribuirá para o desenvolvimento das agroindústrias existentes nos dois assentamentos.
“A população de Capão do Leão, em grande parte, se alimenta dos alimentos produzidos nos assentamentos e vendidos nas feiras. Isso significa que, com a chegada da água, a produção de alimentos terá um salto de qualidade e quantidade”, afirma vereador.
Entre os produtos mais procurados nos assentamentos estão ovos, morangos, arroz, galinha caipira e filé de peixe.
Além de Capão do Leão, também foram contemplados os municípios de Herval, com R$ 1,5 milhão; Arroio Grande, com R$ 400 mil; Santana do Livramento, com R$ 800 mil; e Nova Santa Rita, com R$ 800 mil. Os investimentos totalizam R$ 5 milhões.




