Desde o dia 26 de julho, os donos de cães e gatos inseridos no programa de baixa renda podem se inscrever no Departamento de Meio Ambiente (DMA), que é vinculado a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente (SMOUMA), e agendar uma data para esterilização de cães e gatos, gratuitamente.
Para participar do projeto de esterilização desses animais pela prefeitura é necessário que o dono do animal comprove que reside no município e possua renda mensal de até um salário mínimo ou que participe do programa CadÚnico.
De acordo com Tiago dos Santos Guidotti, diretor do DMA, serão esterilizados 30 animais por mês. “É necessário que o proprietário cadastre o seu animal através do preenchimento da Ficha de Identificação (FI) que ficará anexada junto ao registro do animal. A FI está disponível no site da prefeitura para impressão, caso o proprietário do animal queira levá-la devidamente preenchida com os dados solicitados. Ou, se preferir, poderá adquirir a FI junto ao DMA, localizado à rua Santa Luzia, número 935, no Centro – antiga EMPEM, pela manhã, e também na administração do bairro Jardim América, situada à rua Gustavo Manke, nº 109”, explicou. E acrescentou. “Caso o proprietário possua mais de um animal, somente dois poderão ser cadastrados dentro do mês, os demais ficam para o mês seguinte”, disse. Mais informações através do telefone 53 3275-1541, no período da manhã.
Cães comunitários ou cães de rua
Em relação aos cães comunitários ou cães de rua, Guidotti, frisa que qualquer pessoa poderá inscrevê-los, desde que use o seu próprio CPF, responsabilizando-se pelo cão. O procedimento é o mesmo, apenas a ficha é alterada, ao invés animal doméstico será animal errante.
Documentação
É necessário levar as versões originais e cópias dos seguintes documentos:
Comprovante de residência, carteira de identidade, carteira de vacinação do animal (se possuir), cópia do último contrato de trabalho e da folha em branco da Carteira Profissional.