O Ginásio Municipal de Esportes Professor Nei da Costa Neves está fechado desde 2014, e a reforma e possível reabertura do local vem sendo alvo de contestação e impasse.
Em 2020, com recursos de emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura, uma obra de revitalização do local foi iniciada, durante o governo do ex-prefeito Mauro Nolasco.
A atual administração aponta que houve uma “maquiagem temporária” no local, citando goteiras, pintura corroída e obra de restauração do piso inacabada. “A gente lamenta a situação em que encontramos o ginásio, um patrimônio da nossa comunidade. O que podemos fazer, e estamos fazendo, é ir atrás de uma solução para resolver essa situação e entregar o ginásio à nossa população”, disse o prefeito Vilmar Schmitt (PP).
O ex-prefeito Mauro Nolasco afirma que, buscou reabrir o local. A obra, segundo ele, previu a substituição do telhado, pintura, reformas de acessibilidade, dos vestiários e ajuste da tábua, de acordo com projeto técnico feito pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal e da prefeitura. “Quando eu terminei a gestão estava, praticamente, concluída a obra. Teve um impasse que envolvia a tábua, que não ficou como deveria ficar”, afirma. Ele conta que, quando deixou a prefeitura, o contrato estava em andamento, para a nova administração dar sequência e concluir.
“Não estava completo da maneira que a gente entende que, tecnicamente, ficaria pronto”, disse um membro da Secretaria de Obras, citando que se trata de uma questão de fiscalização. Ele aponta que ainda falta a complementação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) e do piso, e que uma nova licitação está sendo elaborada, com a reprogramação de preços. A estimativa é que sejam necessários cerca de R$ 200 mil para a finalização.
Há a expectativa de que o processo licitatório ocorra entre o final deste ano e início de 2022, com previsão de quatro meses para a execução do cronograma de trabalho necessário. Ele afirma que foram conferidas oportunidades para a empresa efetuar as correções, mas que o contrato foi encerrado, sem renovação do prazo.