A Polícia Civil realizou, entre segunda (9) e terça-feira (10), sete palestras do Projeto Libertar, que busca prevenir os crimes sexuais reais e virtuais contra crianças e adolescentes, em Canguçu.
As palestras ocorreram em escolas da rede pública de ensino do município e contaram com a participação de cerca de 1,2 mil estudantes. A iniciativa é desenvolvida pela escrivã Bianca Benemann, da 29ª Região Policial, com sede em Camaquã.
Os adolescentes receberam dicas de proteção contra ataques de pedófilos, inclusive no mundo virtual, e de como utilizar as redes sociais e jogos on-line com segurança.
De maneira espontânea, algumas vítimas relataram casos de abuso à policial civil e puderam ser acolhidas. As medidas pertinentes foram tomadas pela polícia e as vítimas encaminhadas para o acolhimento psicológico dos órgãos da rede de proteção.
Também foi realizada uma reunião com os profissionais do Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) para estreitar os laços entre as instituições e fortalecer o apoio às crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais.
A 29ª Região Policial agradeceu o apoio do Conselho Tutelar de Canguçu na realização dos encontros.