
O ano de 2024 tem sido marcante para o Executivo canguçuense. Além dos grandes desafios, uma série de conquistas foram celebradas pela atual administração. Em entrevista ao JTR, o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) fala sobre a atual situação do município em diferentes setores públicos.
Importantes inaugurações

O chefe do Executivo Municipal citou duas importantes inaugurações ocorridas neste ano. A primeira delas foi a do novo posto de saúde da Florida, do 2° Distrito, em 21 de fevereiro. Uma ação que fortaleceu os serviços de saúde da zona rural do município.
Além disso, a entrega do Quartel do Pelotão do Corpo de Bombeiros foi outro destaque deste ano. A unidade era esperada há mais de 10 anos pela comunidade. O valor de investimento ultrapassa R$ 220 mil. O ato de inauguração, que aconteceu em 16 de fevereiro, contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB).

Principais desafios enfrentados
Pegoraro comenta que o grande desafio da gestão foi ter que lidar com sucessivas crises. Até o momento, Canguçu está no 13° decreto de situação de emergência que se dá por conta dos eventos climáticos adversos. Além disso, a pandemia também afetou todos os setores, gerando crises financeiras. Com a atual situação do Rio Grande do Sul por conta das enchentes, o prefeito destaca ainda que haverá uma redução de recursos para as políticas públicas municipais e que isso já poderá ser sentido em 2024.
O gestor municipal afirma que foram muitas as vitórias em meio ao trabalho árduo ao longo destes últimos anos, mas que as crises provocaram dificuldades para dar continuidade a um bom ritmo de serviço. “Quando nós iniciamos o mandato, nós tínhamos um Hospital de Caridade de Canguçu fechado, nós tínhamos uma Secretaria de Urbanismo que tinha muita dificuldade, demorava demais para liberar a construção das casas e projetos habitacionais, nós tínhamos a questão da não liberação há anos já de novos loteamentos. Então, foram vários desafios que a gente foi superando ao longo deste mandato e que a gente acaba se esquecendo. Mas com certeza essa sequência de crises que a gente enfrentou e esses seguidos decretos, além da pandemia, foram os maiores desafios”.
Destaques na área da Saúde
O prefeito ressalta que a saúde pública de Canguçu vive um momento melhor do que quando a atual administração assumiu a Prefeitura pela primeira vez, em 2017.“Isso não quer dizer que nós não temos avanços a fazer e melhorias a serem realizadas. Eu acho que é necessário reorganizar as unidades de saúde existentes, principalmente na zona rural, qualificar elas, centralizar atendimentos para que a gente consiga transformar essas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para que a gente tenha agentes comunitários de saúde fazendo também um trabalho preventivo. Mas eu falo que a gente avançou porque nós temos novas unidades que foram criadas, nós temos novas Unidades Básicas sendo transformadas em Estratégias de Saúde da Família e mais que isso”.
Pegoraro reforça ainda sobre o fôlego dado ao Hospital de Caridade, proporcionando segurança à população canguçuense em poder contar com serviços de saúde no próprio município, de forma gratuita e com qualidade. Além disso, foram diversas conquistas dentro da própria instituição de saúde, como a retomada dos serviços de cirurgia pelo SUS, maternidade e da Unidade de Tratamento Intensivo.
Outras conquistas na área da saúde citadas por Pegoraro ao longo da gestão foram as entregas de dois novos postos de saúde no interior. “A unidade de saúde do Iguatemi, que era um pedido há mais de 20 anos da comunidade, e que há 20 anos era sempre feita uma previsão orçamentária, mas nunca era executada”, comentou o prefeito, lembrando também da já citada obra da unidade da Florida, que, juntamente com a UBS do Rincão dos Maias, está nos projetos da Prefeitura de migração para ESFs.
Desafios com a pandemia de Covid-19
Para Pegoraro, a pandemia de Covid-19 foi o maior obstáculo enfrentado pela gestão municipal na área da saúde. Apesar disto, o prefeito destaca a atuação rápida e eficaz da administração pública frente à crise sanitária que afetou o mundo. “A gente antecipou o processo. Quando a crise foi declarada uma situação de calamidade mundial pela Organização Mundial de Saúde, no outro dia as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já estavam trabalhando no processo de definir protocolos. E isso muito antes de ter algum caso positivo no estado do Rio Grande do Sul, acho que até mesmo no país. Então, a gente já começou a se organizar, a se prever e se precaver com a questão de insumos, a reorganizar a questão de estruturação nesse trabalho conjunto entre Prefeitura e hospital.
A gente sempre buscou trabalhar com dados técnicos, buscando o trabalho do cuidado da saúde, mas, principalmente, nós tivemos uma ação de protagonismo num processo de conciliar o cuidado com a saúde, mas também com a preservação das atividades econômicas”.
O chefe do Executivo canguçuense aponta que o município foi um dos primeiros do Estado e o primeiro da região a retomar o funcionamento das atividades comerciais. Além disso, foi ao longo de todo esse processo que a administração conquistou a reabertura da UTI – o que fortaleceu os serviços de saúde no combate à pandemia.
Destaque na área da Educação
Pegoraro enfatizou que falar de Educação é uma das pautas que mais o anima, tendo em vista as conquistas obtidas ao longo do mandato. “Não foi uma ação, foram várias ações. A gente assumiu o mandato lá em 2017, quando o município não investia nem o mínimo constitucional em Educação. Hoje, a gente já faz o maior investimento do município na área”.
O gestor municipal cita a criação de 10 escolas de turno integral, a retomada das entregas dos uniformes escolares para alunos da rede municipal de ensino, além da inédita distribuição de equipamentos eletrônicos para os estudantes, com o intuito de informatizar o processo de educação no município. Além disso, houve conquistas ainda no que diz respeito à infraestrutura das escolas através da construção de quadras poliesportivas e ginásios.
“Só para ter uma ideia, hoje são 10 quadras cobertas, são 10 coberturas de quadra realizadas nesse período de mandato. Além disso, duas importantes conquistas da rede municipal de ensino na área da Educação é o termo da obra das duas creches para a infância, da creche da Vila Nova, que já está pronta, e da Vila Isabel, que deve ser inaugurada em breve. E mais sete quadras esportivas construídas. Também adquirimos oito novos ônibus para o transporte escolar”.
O prefeito frisa que foi essa série de ações e investimentos que fez com que Canguçu chegasse na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como a melhor nota da Zona Sul. “O professor da rede pública municipal durante o meu governo teve a melhor reposição salarial da história do município para a área da educação”, ressaltou.
Apesar das inúmeras conquistas na educação canguçuense a serem comemoradas, o chefe do Executivo afirma que existem desafios a serem enfrentados para avançar ainda mais no setor. “Primeiro, precisamos terminar a obra de ampliação da Escola Firmina, resolver a situação na Escola Gonçalves Dias e temos algumas situações de telhados em algumas escolas que precisam ser restaurados […]. Segundo, na parte de qualificação profissional, a gente remodelou o processo de formação continuada. Agora, ele realmente é continuado de tempo em tempo, se tem informações dadas em cada uma das áreas para que os professores possam estar sempre atualizados e também aprendendo coisas novas. E o terceiro ponto é a testagem da rede. A gente tem participado de todos os programas. Além disso, a gente tem buscado qualificar a questão do nosso transporte escolar e estamos tentando a formação do programa ProJovem, que vai avaliar a questão da evasão escolar, a questão das notas mais baixas e, principalmente, a interligação dos dados com a condição familiar”.
Melhorias na zona urbana
Em relação aos avanços na área urbana, de um modo geral, o prefeito apontou as inúmeras pavimentações realizadas. “Fomos o governo que mais pavimentação realizou no município de Canguçu. Em oito anos, nós conseguimos pavimentar praticamente um quarto de todas as ruas do município, fazendo a maior redução do número de ruas não pavimentadas da história do município”.
Pegoraro ainda cita o investimento em iluminação pública com intuito de diminuir despesas através da implementação de lâmpadas de LED em alguns pontos da cidade. “Além disso, a gente qualificou a questão dos espaços públicos, melhorando a iluminação da nossa pista atlética, das nossas praças. Estamos trabalhando na revitalização dos brinquedos. Também, a gente trabalhou na remodelação do processo de coleta de lixo de lixo orgânico, terceirizando esse serviço, que foi um grande passo, um passo importante”, elencou Pegoraro.
Melhorias na zona rural

Nas localidades do interior, o prefeito enfatiza que existem inúmeros desafios que, inclusive, talvez sejam os maiores de seu mandato. Pegoraro citou os transtornos que o município vem enfrentando por conta de intempéries da natureza, o que acaba refletindo em dificuldades para realizações de trabalhos, muitas vezes básicos, na zona rural do município.
“Nesses decretos de situação de emergência, a gente teve decretos de estiagem que nos levaram a tirar esse maquinário das estradas rurais e colocar para dentro da propriedade de pequenos agricultores para poder estar abrindo uma cacimba para a água para consumo humano e um bebedouro para água para consumo animal. E esses momentos de seca são o melhor momento para poder fazer um reforço na estrutura das estradas, mas isso nos tirou a possibilidade de estar melhorando a condição da via”, comentou.

Apesar dos obstáculos, Pegoraro citou alguns avanços e conquistas na área rural, como a renovação do parque de máquinas para os serviços no interior do município e as substituições de pontes de madeiras por estruturas de concreto. O prefeito aponta que já foram substituídas 53 pontes, o que reforça a segurança e melhora a condição de trafegabilidade na zona rural. “São muitos desafios, mas a gente tem uma série de ações de mudança dessa perspectiva. E acho que um dos grandes desafios ainda é avançar na gestão”, enfatiza o chefe do Executivo.
Olá, seria interessante se o Prefeito tivesse dado uma previsão de quando será a implantação oficial da ESF no Rincão dos Maias, pois pessoas aprovadas esperam ansiosas pela chamada para ocupar seus cargos.