
Na quarta-feira (10), tomaram posse os cinco novos conselheiros tutelares de Canguçu. Eles terão mandato de quatro anos referente à gestão 2024/2028. O ato oficial ocorreu no Cine Teatro Municipal e contou com a presença de autoridades locais.
Os membros do Conselho Tutelar têm a responsabilidade de assegurar os direitos das crianças e adolescentes como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990. Para isso, são responsáveis por receber denúncias de abuso destes direitos além de acompanhar os casos denunciados visando à proteção dos menores. O novo quadro de conselheiros é composto por: Renata Mota Ribeiro, Ediléia Klug, Ilana Silva, Augusto Moreira Pinz e Giana Leal.
O prefeito em exercício, vice-prefeito Cledemir Gonçalves (MDB) destacou a importância da atuação dos conselheiros para educação e segurança das crianças e adolescentes de Canguçu. Ele ressaltou ainda que somente o Conselho Tutelar sozinho não resolverá todas as situações, sendo importante o apoio do serviço público.
“Todos juntos, com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a engrenagem do poder público municipal, o judiciário, demais instituições do município que têm esse papel importante, vamos conseguir avançar em uma série de situações”, disse.
O Conselho Tutelar de Canguçu está localizado na rua Firmina Moreira, 548, no bairro Prado. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
A cerimônia de posse também teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Neutzling (MDB); secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Nilson Nuremberg; secretaria de Administração, Fernanda da Fonseca. e ainda, representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos bem como do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica).