Canguçu decreta situação de emergência devido à estiagem

O documento foi assinado, na tarde desta quarta-feira (12), na presença de diversas autoridades municipais. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Canguçu anunciou, na tarde de quarta-feira (12), que foi assinado pelo prefeito em exercício, Ariel Timm (PP), o decreto que coloca o município em situação de emergência por conta da forte estiagem que assola a região e, com isso, afeta gravemente as produções agropecuárias e familiares.

De acordo com a Prefeitura, desde dezembro do ano passado, o município teve um prejuízo estimado em R$ 83,9 milhões por conta da estiagem. Foram afetadas produções de grãos, pecuária e cultivo de tabaco. Além disso, conforme dados da Emater/RS-Ascar, da Defesa Civil municipal e ad Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Cooperativismo e Recursos Hídricos, a falta de água atinge mais de 170 famílias em 30 localidades diferentes.

A emergência em que o município se encontra é classificada como nível II no decreto. O documento tem validade de 180 dias podendo ser prorrogado. O governo municipal informou que medidas para amenizar as consequências da seca já estão sendo tomadas, como por exemplo a distribuição de água potável e o abastecimento de bebedouros para animais.

Estiveram presentes no ato de assinatura do decreto o chefe da Defesa Civil municipal, Cezar Madrid, o presidente da Câmara de Vereadores, Jardel Oliveira, a chefe do escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Cleria Terezinha Bet Jacondino, entre outras autoridades do Executivo e Legislativo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome