Especial JTR: Festejos movimentam entidades e escolas até o dia 22 em Canguçu

O ponto alto das comemorações será hoje (20), quando acontecem os desfiles (Foto: Roberta Pereira/JTR)

Até esta sexta-feira (20), acontece no Rio Grande do Sul a Semana Farroupilha com as comemorações à Revolução Farroupilha, relembrando a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.

Em Canguçu, as atividades do festejo tiveram início no primeiro sábado deste mês (7) com a chegada da Chama Crioula, conduzida pelo Piquete “O Vanguardeiro” desde Tenente Portela, onde ocorreu o acendimento regional, antes de chegar oficialmente na cidade e ser guardada pela Brigada Militar (BM). Além disso, ocorreu um show gratuito de abertura do cantor nativista Cristiano Quevedo, na praça Dr. Francisco Carlos dos Santos.

Neste ano, Canguçu distribuiu a Chama Crioula para os municípios
que formam a 21ª RT; prefeito Vinícius Pegoraro fez a entrega (Foto: Roberta Pereira/Prefeitura de Canguçu)

Realizada pela Prefeitura de Canguçu e Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (SMEEC), juntamente com as entidades tradicionalistas da 21ª Região Tradicionalista (21ª RT), o lema deste ano é “Paixão Côrtes, Vida e Obra”.

Para o presidente da coordenação dos festejos, Diego Romão, as atividades no município sempre foram construídas em cima das entidades, na qual cada dia uma entidade faz o seu trabalho, integrando cerca de 2 mil alunos de 31 escolas municipais. A programação segue até hoje (20) com o Desfile de Cavaleiros. No encerramento da Semana acontecerá um Culto Crioulo na sede campeira do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo. O fechamento das festividades será no 7º Rodeio Crioulo de Integração, que acontecerá até o domingo (22), também na sede campeira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome