Expofeira de Arroio Grande: Cavalo Crioulo e o protagonismo da mulher

Josilene da Silva Martins está à frente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Arroio Grande (Foto: Milka Camargo)

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da criação do Cavalo Crioulo local, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Arroio Grande (NCCCAG) busca atuar de maneira atualizada, conforme a regularização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Em prol do crescimento e da difusão da raça está o trabalho desenvolvido pela presidente do Núcleo, Josilene da Silva Martins, que assumiu o cargo na Expofeira de 2018. Ela atua como criadora e participa ativamente do resgate da mulher no NCCCAG, sendo uma das exigências para assumir a presidência a diretoria ser formada por mulheres, como forma de pluralizar as atividades.

“Eu fico extremamente feliz em saber que a semente plantada aqui serviu como inspiração para que outros eventos passem a pensar no papel da mulher dentro das atividades. A ABCCC também comprou essa ideia e agora em novembro, em Lavras do Sul, vai ter um evento só para mulheres”, divulga.

No espaço dominado por homens, a presidente ganhou destaque já em seu primeiro evento, quando na 80ª Expofeira abriu um segundo trio de jurados porque, conforme as regras da ABCCC, cada trio pode julgar 48 participantes, algo histórico na feira.

O grande desafio, na época, era retomar as atividades e tentar reaproximar as pessoas. “Tudo é uma sequência de trabalho. Para o sucesso desse primeiro evento buscamos manter o contato com as pessoas que participavam de nossos eventos e por algum motivo participavam mais. O nosso segredo é manter o núcleo familiar, no qual dentro das competições todos buscam confraternizar”, conta.

Atualmente, o NCCCAG não possui um quadro de sócios ativos, o que restringe a possibilidade da realização de mais eventos. Mesmo assim Josilene comemora os resultados alcançados pelos representantes de Arroio Grande no Ciclo 2019, momento em que foram conquistados nove freios entre ouro, prata, bronze e alpaca, sendo uma das cidades com o melhor resultado apresentado pela ABCCC.

Além da expofeira, o NCCCAG participa dos eventos Meia Lã e Desfiles da Semana Farroupilha. Os altos custos e muitas vezes a falta de apoio são circunstâncias que inviabilizam a realização de eventos mais constantes.

O Sindicato Rural é um dos parceiros das atividades do Núcleo, que possui espaço cedido no parque, e a feira surge como uma grande oportunidade para o desenvolvimento e divulgação das potencialidades do órgão. De acordo com a presidente, para este ano houve muita procura por inscrições, com abertura do segundo trio de jurados para as provas.

O trabalho de Josilene transpõe barreiras e coloca Arroio Grande em um cenário de reconhecimento a nível nacional através da criação do Freio Inclusão de Ouro. A prova que foi criada pela arroio-grandense para a modalidade de pessoas com necessidades especiais emociona a cada realização, desmistificando paradigmas e levantando uma bandeira de luta pela inclusão.

Programação
Sexta-feira (25)
7h: Andadura e Figura
14h: Mangueira I
16h: Campo I

Sábado (26)
7h30: Mangueira II
9h: Bayard
10h30: Campo II
12h: Inclusão de Ouro
13h: Entrega de Prêmios
17h: Concentração de Machos

Domingo (27)
9h: Início do Julgamento da Mostra Morfológica

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome