Baile da Tamborada se apresentará em Arroio Grande

Projeto irá promover apresentação na Feira Afroempreender. (Foto: Fernando Hallal)

O artista Kako Xavier levará O Baile da Tamborada para cinco cidades do Rio Grande do Sul. O projeto foi aprovado no Edital Artes de Espetáculo, da Secretaria Estadual de Cultura (SEDAC/RS). Após a estreia na Praia de Cidreira, em fevereiro, a passagem por Rio Grande e Caxias do Sul, a próxima cidade a receber O Baile da Tamborada é Arroio Grande, neste domingo (30), na Feira Afroempreender, rua Leonel Fagundes, bairro Lauto Ribeiro.

O Baile da Tamborada é um evento de rua, que chega em cada cidade visitada com sua estrutura e abre espaço para a valorização da economia criativa local. Neste, o artista e pesquisador da história dos tambores do RS, leva ao público a mistura dos Tambores com o baile gaúcho, com repertório autoral, são apresentadas músicas consagradas na voz do artista nos principais Festivais de Música Regional.

Os protagonistas são dois tambores, o Tambor Praieiro e o Tambor de Sopapo. O Tambor Praieiro foi criado por Kako em 2017. Já o Tambor de Sopapo, conhecido como o Grande Tambor, foi tombado como Patrimônio Imaterial Pelotense em agosto de 2021.

Acompanhando o artista e o grupo, o projeto conta com a presença de integrantes da Invernada Adulto do CTG Thomaz Luiz Osório, de Pelotas.

Na cidade de Arroio Grande, o evento O Baile da Tamborada irá compor as atividades culturais da Feira Afroempreender Arroio Grande – 1° edição, uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), que visa itinerar pela cidade com diversas representações artísticas, culturais e artesanais da comunidade negra arroio-grandense, expondo suas potencialidades. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Arroio Grande.

O projeto O Baile da Tamborada terá seu encerramento na cidade de Porto Alegre. Para acompanhar as datas, o artista convida o público para seguir as redes sociais do projeto e entender um pouco mais desta proposta e mistura, é um novo olhar para a nossa Música Gaúcha.

Realização da TriBom Produtora, com financiamento Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do RS.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome