
A Cia de Dança Afro Daniel Amaro retoma neste mês as atividades junto a sua Coordenação de Carnaval e Festas Populares. Jurados da Cia vão julgar os desfiles de escolas de samba do carnaval de Arroio Grande e dos blocos em Jaguarão, onde ocorre uma das festas mais concorridas da região, com dezenas de milhares de foliões.
Em Arroio Grande nada menos que 18 jurados da Companhia irão avaliar a performance das quatro escolas da cidade nas quatro noites de carnaval, de 18 a 21. Cada uma das agremiações da cidade (Acadêmicos do Grande Arroio, Samba no Pé, Unidos de São Gabriel e Unidos do Promorar) desfilará duas vezes diante de um corpo de jurados diferente. Cada quesito em julgamento será apreciado por dois avaliadores. Os quesitos são os seguintes: comissão de frente, carro abre-alas, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, tema-enredo, harmonia, evolução, bateria e samba-enredo.

Já em Jaguarão, a Cia de Dança Afro Daniel Amaro irá levar sete jurados na noite do dia 21 para julgar seis quesitos (harmonia, alegorias e adereços, porta-estandarte, animação, samba-enredo e bateria) no desfile dos seguintes blocos: Bloco do Mutuca, Bloco do Batata, Bloco do Derli, Bloco Eles e Elas e Bloco VTT. Caberá também ao corpo de jurados da Cia eleger o melhor camarote nos quesitos decoração e originalidade.
Nesta semana, a Cia vai reunir os 25 jurados envolvidos no Carnaval dos dois municípios para disponibilizar material sobre concessões de notas e um explicativo sobre a realidade da festa popular em cada uma das cidades.
De acordo com a coordenadora de Carnaval e Festas Populares da Companhia, Fabiana dos Santos, nesta edição os jurados precisam desenvolver um olhar mais cuidadoso e sensível sobre a performance das entidades devido aos dois anos de paralisação em função da pandemia do novo Coronavírus. “É preciso entender as dificuldades enfrentadas nesses últimos dois anos pelas entidades carnavalescas e formular uma justificativa construtiva”, orienta ela.
Fabiana também chama atenção para a importância de julgar conforme a realidade da festa popular de cada localidade. “Não se julga o carnaval de Jaguarão com os olhos do carnaval de Arroio Grande, assim como não se julga o carnaval de Arroio Grande com os olhos do carnaval do Rio de Janeiro ou de Porto Alegre.”
Dança
Neste ano também a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro estará em Rio Grande. A cada 15 dias o coreógrafo Daniel Amaro vai ministrar curso regular de dança de matriz africana, o que envolve classes de dança afro de Benin, dança afro brasileira, de Guiné Bissau, Senegal e dança afro contemporânea.
O local é o Espaço Cura Elementar (avenida Engenheira Lúcia Maria Balbella Chiesa, nº6.661, Km 3 da estrada Rio Grande, Cassino, Senandes). Mais informações pelo email [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 98428-7126.



