Na manhã de segunda-feira (3), o pintor e artista plástico Zé Darci, apresentou ao prefeito em exercício, Casca Silva (Progressistas) o projeto “Ateliê da Laje – Um espaço comunitário de arte e cultura no Extremo Sul do Brasil”.
Na agenda, ele esteve acompanhado de uma comitiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da secretária municipal de Cultura, Anelize Carriconde. Buscando um espaço de pertencimento e identidade com a comunidade, o Ateliê da Laje, surge como um potente ambiente de articulações entre arte, educação, cultura e turismo, tudo isso na casa do próprio artista.
O projeto arquitetônico do espaço está sendo desenvolvido pelos coletivos envolvidos, já com um grande mutirão de trabalho que foi realizado no último final de semana contando com a equipe da Universidade e colaboradores da comunidade que estão envolvidos na construção do espaço.
Depois de concluído, o Ateliê da Laje atuará como um ponto de cultura, onde serão oferecidas oficinas, visando promover o protagonismo comunitário e a formação de jovens da periferia.
Como fruto da reunião, o Executivo Municipal assinalou com a possibilidade da efetivação de um convênio via Secretaria de Cultura, partindo do entendimento de que o espaço, além de promover ações culturais também servirá como referência de grande potencial turístico e atividades sociais.