Membros do grupo gestor do roteiro da Serra dos Tapes se reuniram, na terça-feira (18), na agência do Sicredi da avenida Dom Joaquim, em Pelotas, para firmar a parceria com o banco para a primeira tiragem dos materiais impressos do novo destino.
O projeto turístico foi lançado na 30ª Fenadoce, reunindo sete cidades com o objetivo de fomentar o turismo na Região Sul. A reunião aconteceu junto com o diretor de Negócios do Sicredi, Daniel Peglow, que ressalta a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e social da região. Segundo Peglow, o propósito do Sicredi de “Construir juntos uma sociedade mais próspera” está alinhado ao movimento da Serra dos Tapes. “Iniciativas como essa são de muita relevância para todos nós e merecem muito o nosso apoio”, afirmou o diretor de Negócios.
A Serra dos Tapes, situada no extremo sul do Rio Grande do Sul, oferece uma experiência única na qual o passado e o presente se entrelaçam. Composta por sete roteiros, a região preserva a herança cultural dos índios Tapes, destacando-se pela simplicidade, hospitalidade de sua gente e a gastronomia típica e afetiva.
Os caminhos que integram o produto turístico Serra dos Tapes são:
1. Belos Caminhos, de Arroio do Padre;
2. Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul;
3. Doces Caminhos Rurais, de Pelotas;
4. Encenação Farroupilha, de Piratini;
5. Morro de Amores, de Morro Redondo;
6. Olivais da Serra dos Tapes, de Canguçu;
7. Sabores e Belezas, de Turuçu.
Cada um desses roteiros proporciona uma imersão em paisagens do bioma pampa e o último vestígio de Mata Atlântica no Brasil.
Os membros têm como meta estarem estrategicamente posicionados nas mais diversas mídias até o fim deste ano para que o turista possa facilmente entender e experimentar os produtos turísticos, bem como atrair novos empreendimentos fomentando o setor.
O projeto conta ainda com o apoio de outras instituições, como Sebrae e Redes de Cooperação.