Arroio do Padre realiza Festival de Primavera neste domingo (5)

Município terá programação diversificada valorizando a cultura pomerana e a história local em empreendimentos locais, como a Casa Buss. (Foto: Jéssica Peter)

Turismo e resgate da cultura pomerana, que tem papel fundamental na história do município. Essas são as duas forças que levam à realização neste domingo (5) do Festival Cultural Gastronômico de Primavera – o Früllings Fest – em Arroio do Padre. Iniciativa da prefeitura, via Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com empreendedores do roteiro turístico Belos Caminhos do Arroio do Padre. O evento também conta com apoio da agência Regional Sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Caminhada, visitas guiadas, exposição de pinturas, de bordados e artesanato, piquenique, comercialização de produtos coloniais, oficina de massas e roda de conversa, além de almoço e café colonial compõem a programação, que começa pela manhã e se estende até o fim da tarde.

A secretária Nathália Bonow destaca que objetivo é fortalecer as potencialidades do município. (Foto: Divulgação)

“A proposta é atrair pessoas para o município, visitar nossos empreendimentos turísticos, abrir o Arroio do Padre para o turismo receptivo e mostrar nossa cultura”, diz a titular da Secretaria, Nathália Bonow. Ela conta que o evento foi criado por lei municipal tão logo o antigo distrito de Pelotas se emancipou, em abril de 1996. Foi realizada em duas oportunidades, em 2001 e 2002. Será retomada neste domingo. “Agora a perspectiva é outra, não apenas para a população do Arroio do Padre, e com um caráter cultural, para além do entretenimento”, explica a secretaria.

Estação das flores

Se o resgate da cultura pomerana é uma das premissas do Festival, flores não podem faltar. A programação inclui concurso de jardins que serão avaliados por representantes da Emater/RS-Ascar no município, do Sebrae e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Há premiação em dinheiro para os dois primeiros colocados – R$ 300 e R$ 200, respectivamente. Inscrições, apenas para moradores de Arroio do Padre, encerram-se nesta quarta-feira (1º). A prefeitura vai disponibilizar ônibus em dois horários (10h30 e 14h30) para turistas conhecerem os ambientes, que até esta terça contabilizavam 12 inscritos.

Ainda no âmbito da cultura pomerana, o Festival terá também exposição de pinturas Bauermerelei, que estão sendo retomados no município. “Eu mesma, que sempre morei aqui, não tinha familiaridade com essa expressão artística”, revela a secretária. Ainda haverá exposição de bordados e uma roda de conversa no Sítio Casa da Figueira a ser mediado por estudiosos da cultura pomerana, com a participação de moradores idosos que irão relatar memórias do Arroio do Padre.

Agende seu almoço

Sete empreendimentos vão oferecer almoço e café colonial para os turistas mediante agendamento. Anote: Bistrô Madah Doce Mania (53) 99911-9615; Cachoeira do Camboatá (53) 98124-3580, Casa Buss (53) 98114-3288; Do Centro Atelier e Hospedaria (53) 99988-5902; Floricultura Isarneli (53) 98111-8913; Sítio Casa da Figueira (53) 99161-5061 e Trattoria Massimilla (53) 98114-2754.

Programação

9h30 – Caminhada Belos Caminhos do Arroio do Padre, com saída da Trattoria Massimilla em direção à Casa Buss*

10h – Abertura do Festival

10h30 – Visita guiada pelo centro histórico, com saída da Do Centro

– Visita aos jardins, com saída da Floricultura Isarneli**

– Exposição de pinturas Bauermerelei e alimentos voltados à praticidade (Do Centro)

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h30 – Visita aos jardins, com saída da floricultura Isarneli**

– Exposição de bordados (Casa Buss)

– Piquenique e exposição de artesanato e pintura Bauermerelei (Do Centro)

– Comercialização de produtos coloniais (Bistrô Madah Doce Mania)

– Visita guiada pelo centro histórico, com saída da Do Centro

15h – Oficina de massas (Trattoria Massimilla)

16h – Roda de conversa “Memórias da Cultura” (Sítio Casa da Figueira)

*Agendamento pelos telefones (51) 99948-6535 e (53) 99981-2001

**deslocamento disponibilizado pela prefeitura

Confira alguns dos locais que fazem parte do Festival

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome