Jaguarão: Programação da Semana do Patrimônio iniciou no sábado (13)

Para este ano o tema será “ Nas Fronteiras da Memória e do tempo” (Foto: Divulgação)

A partir das 19h desta segunda-feira (15) o município de Jaguarão irá respirar a Cultura e Patrimônio. Uma vasta programação já está pronta para esperar todos apaixonados pela causa.

Para este ano o tema será “ Nas Fronteiras da Memória e do tempo”, o evento que será realizado de forma remota e presencial, está coordenado por Juliana Machado e Larissa Bittar e conta com diversos assuntos importantes como, exposições fotográficas, exposição do Pompilho Neves, dos alunos da Escola Carlos Alberto Ribas, caminhadas por territórios negros, visita aos túneis da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, lives, abertura da FALA ( Feira Alternativa de Literatura e Artes).

Confira a Programação

13 Agosto (Sábado)

LOCAL : Prédio Tiaraju (Rua 15 de novembro, frente ao Museu Carlos Barbosa)

19:00 h : Cerimônia de abertura comissão organizadora e autoridades

19:15 h : Recepção para a abertura da Exposição do Pompílio Neves de Freitas

Mão Branca-Lucia Passos. A exposição estará aberta a visitações do dia 13 de agosto ao dia 21 de agosto, entrada franca

A exposição das Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto

A exposição será na UNIPAMPA, na Galeria Intercultural Magliani – GIM

15 Agosto (Segunda-Feira)

15:00 h Na Rua Uma Terra Só

Corredores Iluminados (UNIPAMPA) -Momento de Solenidade colocação da placa de Qr-Code do projeto.

20:00 h No Auditório do IFSUL

Olhares sobre o Patrimônio Cultural Uruguaio: uma conversa fronteiriça – Live com os arquitetos-Alberto Leira Regueiro e Rafaela Nieto Marques da Rocha, mediação com as arquitetas Adriana Pagliani Ança e Cláudia Anahí Aguilera Larrosa.

16 Agosto (Terça-Feira)

Exposição de fotografias da família de Carlos Barbosa – A exposição será no Museu Dr. Carlos Barbosa, entrada franca e iniciará no dia 16 de agosto ao dia 21 de agosto

09:30 h as 12:00– 14:00 as 18:00 na Igreja Matriz do Divino

Visita Guiada – Padre Valdeir da Paixão Silva Marque sua visita: (53) 3261-1978

18:30 h Theatro Esperança

Abertura Oficial da Exposição artesanal – Registros de educação: Arte de rua, patrimônio e as paisagens da fronteira

19:00 h Theatro Esperança

Roda de Conversa: O saber fazer da lida campeira na pampa

Dr. Daniel Vaz-UFPEL e mediação Ma. Miriel Bilhalva HerrmannUFPEL.

17 Agosto (Quarta-Feira)

08:30 h Biblioteca Pública

I Simpósio Educação e Turismo nas Escolas – PETE SMED e Organização

14:00- 17:00h Fundação Carlos Barbosa

Oficina Museal com o Dr. Diego Lemos Ribeiro- UFPEL *Vagas limitadas 16 pessoas

18 Agosto (Quinta-Feira)

09:00- 12:00 h Theatro Esperança

Visitação a exposição- com a professora Andréa Lima e seus alunos (a)

14:00 h Cemitério das Irmandades

Visitação guiada – Rafael Schranck Chagas e organização – Marque sua visita: (53) 99155-7258

19:00 h Theatro Esperança

ABERTURA DA FALA 2022 – Feira Alternativa de Literatura e Arte da Fronteira. Mesa: Magnum Patron Sória (Presidente da Sociedade Independente Cultural-SIC), Kênya Martins – Coordenadora da FALA 2022 e Carlos José de Azevedo Machado – Prof. IFRS/Bento, vice-presidente da SIC e membro do Fronteras Culturales.

Apresentação do curta-metragem “CASA DE RIO” (do filme Fronteriz@s, uma produção conjunta da SIC e Fronteras Culturales). Bate papo com os seus produtores e organizadores: Temática: Integração cultural fronteiriça – Ricardo Almeida (Consultor em assuntos de fronteiras) da Coordenação do Fronteras Culturales e Produtor Geral do filme, Luiz Alberto Cassol (Diretor do Curta “Casa de Rio”), Maria Fernanda Passos (jornalista e roteirista do Curta), Jorge Passos, Mireya Brochado e outros protagonistas do Curta Casa de Rio.

19 Agosto (Sexta-Feira)

09:30 – 12:00 h UNIPAMPA

Talk show Experiências culturais – Unipampa Campus Jaguarão. Coord. ngela Ribeiro, Kênya Martins /Curso tecnologia gestão Turismo Unipampa – Grupo de pesquisa turismo Fronteira e Desenvolvimento e Prof. Carlos José Machado-IFRS. Público-alvo: 3º ano do Ensino Médio e público geral.

Exposição Itinerante Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto – NEABI Mocinha – Unipampa Campus Jaguarão.

09:30 – 12:00 14:00 – 18:00 h Igreja Matriz

Visitação guiada (Padre Valdeir da Paixão Silva) 1 – Marque sua visita: (53) 3261-1978

19:00 h Theatro Esperança

Roda de Conversa – Patrimônio Material e Imaterial com a Dra. Maria de Fátima Bento Ribeiro e Dra. Naiara de Souza

20 Agosto (Sábado)

15:00 h Rua João da Costa Chaves e Ilê Axé Mãe Nice D’ Xangô

Visitações – Caminhos histórico cultural pelos patrimônios negros de Jaguarão Rua João da Costa Chaves – Profa. Dra. Giane Vargas e Ilê Axé Mãe Nice D’ Xangô (Leandro Tavares)

Ativismo e protagonismo negro em Jaguarão/RS, fronteira Brasil-Uruguai – Liziana Farias Neves e familiares de João da Costa Chaves; e roda de Conversa Espaço Ilê Axê – Yalorixa Mãe Nice D’ Xangô.

21 Agosto (Domingo)

14:00- 17:00 h Mercado Público

Exposição de automóveis antigos e clássicos – Jaguar Car Antigos e Museo de Medios de Transportes de Rio Branco – Organizador: Eduardo Monção Zart