Turuçu: Emater-RS/Ascar realiza confraternização com produtores do município

Festas reuniram mais de 100 pessoas, entre produtores de leite e membros da Associação de Produtores de Morango de Turuçu (APMT). (Foto: Divulgação)

O dia 16 de dezembro foi de intensa atividade no escritório municipal da Emater-RS/Ascar de Turuçu, com dois eventos, que envolveram mais de 100 pessoas. Na parte da tarde, houve a reunião e almoço de confraternização com o Grupo do Leite, o qual contou com 35 pessoas. Já durante a noite, houve a reunião e janta de confraternização da Associação de Produtores de Morango de Turuçu (APMT) com a participação de 78 pessoas. As duas confraternizações encerram o ano dos maiores grupos do escritório municipal com muita união e motivação para 2023.

As atividades foram organizadas pelas extensionistas do escritório municipal Alessandra Storch, veterinária e chefe administrativa, Janaína Rosa, agrônoma, e Karin Peglow, enfermeira e extensionista social.

A Emater municipal tem o morango e o leite entre as atividades prioritárias de trabalho junto com agroindústrias, agricultura de base ecológica, plantas bioativas, cooperativismo, turismo, segurança e soberania alimentar, assistência técnica e extensão rural para mulheres e quilombolas. Tem na organização rural uma de suas ferramentas para articulação das famílias no acesso às políticas públicas.

As reuniões coletivas também servem como momento para discussão de temas técnicos e orientações, além de troca de experiências. Na primeira reunião, um tema muito discutido foi o uso da homeopatia na bovinocultura do leite. Neste sentido, Alessandra tratou do assunto tirando dúvidas, explicando o manejo dos medicamentos homeopáticos e distribuindo homeopatia para combate ao carrapato a sete famílias, totalizando oito propriedades utilizando a prática. Em 2022, o tema foi aprofundado no município, tendo ótimos resultados na Unidade de Referência Técnica de Leite, a propriedade da família Mailahn, com controle de mastite e de úlceras.

Agora, o trabalho está sendo divulgado às demais famílias que, interessadas, já levaram medicamento para aplicação e estão fornecendo materiais para confecção de novas matrizes medicamentosas. A homeopatia é uma alternativa barata, prática e eficiente para controle de muitos problemas produtivos. As extensionistas Alessandra e Janaína concluíram o Curso de Homeopatia para os Agroecossistemas nesse ano e agora trabalham com a sensibilização e orientação ao uso junto das famílias.

“Nosso intuito é disponibilizar ao produtor uma solução eficiente e barata para combate e prevenção de muitos problemas que afetam os sistemas produtivos”, destaca Alessandra. Ela ainda ressalta que tais produtos possuem um impacto ambiental baixo ou nulo, “contribuindo também para a sustentabilidade dos agroecossistemas”.

Já na janta da APMT, o destaque do grupo foi o balanço das atividades do ano, principalmente em relação a Festa do Morango e da Pimenta a qual, além do recorde de venda e público, contou com uma participação mais intensa dos membros da Associação.

Este ano a APMT administrou uma copa e também a distribuição de suco cortesia aos visitantes, além da exposição e venda de morangos, já tradicional. “Fazer a copa e o suco foram desafios que nos assustaram no início, mas que graças a união e empenho de todos foi um sucesso. Já estamos nos preparando para o ano que vem” afirma Janaína, responsável pelo acompanhamento do grupo.

Ambas as confraternizações contaram com a presença do prefeito Ivan Scherdien (Progressistas) e da vice-prefeita Arlete Hartwig (Progresssitas). “A prefeitura é uma grande parceira da Emater e dos agricultores, por isso estão conosco também no momento de comemorar as conquistas do ano” diz Alessandra.

Os eventos ainda contaram com o sorteio de mais de 50 brindes entre as famílias, de diferentes parceiros, lojas e comércios. Assim, o ano de 2022 se encerra com muita união, celebração e motivação para novas ações em 2023. “O grande destaque do nosso trabalho é a união, com boas parcerias e vontade de trabalhar os resultados são questão de tempo, como podemos observar em 2022. Para 2023 só podemos desejar muita saúde a todos, para que possamos avançar sempre mais no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento rural de Turuçu”, conclui Alessandra.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome