O decreto que estabelece situação de emergência, assinado pela Prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach (MDB), no último dia 9, foi homologado pelos governos estadual e federal, nas últimas semanas. A medida foi tomada devido as consequências da forte estiagem que atinge o município desde dezembro do ano passado. Em fevereiro, mês mais crítico até agora, choveu menos de um terço da média histórica registrada no município.
Nos últimos dias, a pouca quantidade de chuva e em pontos isolados do município não têm sido suficiente para minimizar os prejuízos causados pela seca. O arroio que abastece a cidade está bem abaixo do nível normal. Em alguns dias, foi preciso que a prefeitura fizesse racionamento de água, interrompendo o abastecimento, diariamente, das 13h às 18h. O executivo municipal monitora diariamente o arroio e não descarta retomar o racionamento.
A Secretaria Municipal de Agricultura abastece regularmente os reservatórios de água de cerca de 20 famílias na Zona Rural do município.