O município de Turuçu conta com opções diferenciadas dentro do turismo rural para aqueles veranistas que querem fugir do movimento das praias e desfrutar do contato com a natureza.
Um dos exemplos deste roteiro alternativo é a Casa Harter, um empreendimento que oferece atividades como café colonial, espaço ao ar livre e área kids. Dentro da propriedade os visitantes também podem fazer uma viagem pelo tempo através do porão com antiguidades.
O café colonial tem um custo de R$ 40 por adulto, crianças entre 6 e 10 anos pagam metade do valor, enquanto crianças de 0 a 5 não pagam. O cardápio do café especial da propriedade agora conta com bolo de milho e rievelsback, um bolinho de batata típico da culinária alemã. Pratos como salgados, queijos, doce de leite e, claro, o tradicional café, também compõem as opções.
Com funcionamento a partir das 13h aos domingos, a Casa Harter também conta com possibilidade de agendamento em feriados e dias da semana mediante reserva de, ao menos, 15 pessoas. Mais informações em https://bit.ly/3JbKKgM, no Instagram pelo @casaharteroficial.
O casarão que possui cerca de 150 anos fica localizado a 15 minutos da BR 116, podendo ser acessado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecosul, e a Casa da Pimenta.
Quem passa pela Casa Harter também se dirige à floricultura Recanto das Orquídeas e Flores, da proprietária Vera Nachtigall, onde é possível encontrar plantas como orquídeas das espécies Cymbidium, Phalaenopsis, Denfhal, Cattléyas, suculentas, enxertos e árvores em geral. A loja de plantas fica localizada na Colônia Azevedo. Mais informações em https://www.facebook.com/recantoorquideass ou pelo telefone (53) 98476-9385.
Turuçu conta ainda com a Casa da Pimenta, outro símbolo turístico da agroindústria do município. O empreendimento recebe visitantes de várias regiões do país que procuram uma ampla variedade de produtos artesanais feitos à base de pimenta. Dentre geleias, molhos, pastas, azeites e conservas, os fãs do tempero encontram diversas opções de itens produzidos pelas agroindústrias familiares de Turuçu. Mas, apesar do nome, quem passa pela Casa da Pimenta também encontra produtos variados como queijos, doces de frutas, sorvetes, vinhos e compotas, além de outros tipos de conservas e embutidos.
Raquel Ollerman, presidente da Cooperativa de Atividades Agroindustriais e Artesanais dos Agricultores Familiares de Turuçu (Cooperturuçu), ressalta as opções disponíveis no empreendimento. “Sem dúvidas é uma variedade imensa para se deliciar e se encantar com esta cidade que é pequena, porém de grande potencial”, comenta.
A Casa da Pimenta fica localizada no km 482 da BR-116 e funciona todos os dias da semana, de segunda a segunda, das 9h às 18h.